new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Wine cask | by pedrosimoes7
Back to photostream

Wine cask

Vila Nogueira de Azeitão, Portugal

 

in Wine Select blog

  

Pen. Setúbal - José Maria da Fonseca

 

Inovação e tradição – um título que poderia qualificar de imediato o trabalho da José Maria da Fonseca. Um negócio de família com quase dois séculos de história que, sem nunca repousar sobre as glórias conquistadas, tem sabido modernizar-se. A José Maria da Fonseca exerce a actividade vinícola desde 1834, fruto da paixão partilhada de uma família que tem sabido preservar e projectar a memória e o prestígio do seu fundador. Consciente da responsabilidade der ser o mais antigo produtor de vinho de mesa e de Moscatel de Setúbal em Portugal, a José Maria da Fonseca obedece a uma filosofia de permanente desenvolvimento, o que a leva a investir sempre mais em suportes de investigação e de produção, aliando as mais modernas técnicas ao saber tradicional. Um exemplo disso é a Adega José de Sousa Rosado Fernandes, em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, onde a tradição romana de fermentar em potes de barro se mantém, a par da última tecnologia.

Continuando a investir em produtos de referência a nível internacional, sempre pautados pela qualidade, esta empresa tem contribuído de forma decisiva para a divulgação e o prestígio dos vinhos nacionais. Dos quase 700 hectares de vinhas e de uma adega dotada de tecnologia de última geração, que rivaliza com as melhores do mundo, resultam vinhos que aliam a experiência acumulada ao longo da sua história com as mais avançadas técnicas de vinificação.

Além de todos estes recursos utilizados na produção dos seus vinhos, o que mais caracteriza o trabalho na José Maria da Fonseca é uma enorme paixão pela arte de fazer vinho. É esta paixão, despertadora de emoções, que a José Maria da Fonseca partilha com o consumidor, cada vez que este visita a sua Casa Museu e prova um dos seus vinhos.

 

A visita à Casa onde a José Maria da Fonseca foi fundada em 1834 permite ao público conhecer um pouco mais da história desta empresa familiar, onde os valores passados de geração em geração, continuam actuais e permitem projectar a empresa no século XXI.

Construída no século XIX foi restaurada em 1923 pelo arquitecto Suíço, Ernesto Korrodi, tendo sido a residência da família Soares Franco até 1974. Com uma fachada e jardins de beleza muito especiais, tem estado desde sempre associada à imagem da José Maria da Fonseca.

A visita tem início na Sala Museu com uma breve explicação sobre a história da empresa. Depois de uma passagem pelo jardim, visitam-se as Adegas: a Adega da Mata, onde estagia o vinho Periquita, a Adega dos Teares Novos, onde decorre anualmente a Confraria do Periquita, e a Adega dos Teares Velhos, onde repousam os mais antigos Moscatéis de Setúbal, alguns dos quais relíquias com mais de 100 anos. No final o visitante terá oportunidade de provar algumas das marcas produzidas pela José Maria da Fonseca.

 

Funcionamento:

 

Horários de funcionamento do Enoturismo (Recepção e Loja):

 

Recepção e Loja: 10h00 - 13h00 / 14h30 - 18h30.

 

Eventos podem ser marcados fora do horário de funcionamento segundo marcação prévia.

 

Horário Visitas: 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h30

 

Datas de encerramento: 1 e 2 de Janeiro; 31 de Maio; 24, 25 e 31 de Dezembro

 

Idiomas disponíveis: Português, Inglês, Francês, Espanhol

 

Ponto de Diferença:

Adega de Teares Velhos, onde repousam moscateis com quase 2 séculos.

A primeira "linha de engarrafamento" datada de 1880.

A nova vinha educacional.

   

30,564 views
11 faves
6 comments
Taken on December 28, 2011