new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Untitled | by Paula Marina
Back to photostream

Patrícia Carmo e eu estávamos circulando por Maragojipinho qdo esta senhora, que varria a porta de casa, sorriu pra nós, com aquele jeitinho de quem tava querendo ser fotografada, falar, fazer contato. Eu, mais que depressa, cliquei-a. Ela sorriu e puxou papo, perguntou de onde éramos. Começamos a conversar e ela logo nos convidou para entrar em sua casa. Pat e eu agradecemos, mas dissemos não. Mas o calor tava de matar e eu disse a ela que aceitaria um copo de água. Pronto ! Foi o suficiente para ela nos colocar pra dentro, os olhinhos brilhando de felicidade, e servir uma água deliciosa e geladíssima. Começou a falar da família que mora no Rio (de onde ela havia acabado de chegar), dos filhos, de fotos. Pegou seu álbum de fotos e começou a nos mostrar. Aos 68, 69 anos, disse que sentia uma menina, era velha por fora, mas por dentro não. Uma gracinha !

Me senti num filme ou num conto qdo mostram cenas como esta, o morador local, com toda simplicidade nordestina, convidando estranhos para entrar em sua casa. É verdade pura !!!! Já havia sentido isto com a Patrícia e todo mundo do SFC, ela só aumentou este sentimento. E eu, pernambucana de nascimento, criada em SP, invejo esta disposição em receber as pessoas.

Lição desta imagem: tenha sempre um bloco de notas com vc para anotar o nome do fotografado, coisa que não fiz e muito me arrependo.

 

Aqui, Patrícia vendo e ouvindo as histórias dela.

967 views
5 faves
31 comments
Uploaded on February 24, 2006