new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Brasília Teimosa, Recife | Vertorama | by Omar Junior
Back to photostream

Brasília Teimosa, Recife | Vertorama

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

 

Informação: Brasília Teimosa é um bairro do Recife.

 

Situada na zona sul do Recife, entre o bairro do Pina e o Porto do Recife, numa área caracterizada por uma linha contínua de arrecifes paralela à orla, surgiu através da ocupação de uma área antes denominada Areal Novo, iniciada em 1947. Seus habitantes, pescadores, negociantes, estudantes, donas de casa, têm ligação muito forte com o mar.

 

O nome foi uma alusão a Brasília, então nova capital do Brasil que estava sendo projetada no governo de Juscelino Kubitschek, em contraste com a área em que os moradores viviam, em perene ameaça de expulsão.

 

Em 1956 uma jangada com 5 pescadores aportou no Rio de Janeiro para assistir à posse de Juscelino na presidência da república e chamar atenção para a situação de sua comunidade, no Recife.

 

Essa comunidade sempre foi uma guerreira em defesa dos seus ideais, permanecendo no local à custa de seus próprios esforços, contra a cobiça de vários grupos com poder econômico e político.

 

É a mais antiga invasão urbana do Recife.

 

O bairro foi uma das primeiras áreas a serem urbanizadas com recursos do BNH, através de um projeto de urbanização denominado Teimosinho. Esse projeto tomou força em 1982, com a relocação de famílias da Vila da Prata, com ações também em 1986 e 1989, mas a área era novamente invadida.

 

Atualmente o bairro está urbanizado, em sua orla marítima, com restaurantes típicos e comércio de frutos do mar, o forte da economia dos seus moradores.(fonte: Wikipédia)

 

Cidade / Estado: Recife / Pernambuco

 

Veja no Mapa: Clique aqui! [?]

 

Exif: Clique aqui!

 

Translate this page: Click Here

 

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

 

Não use esta foto sem a minha permissão.

© Todos os direitos reservados.

 

Omar Junior ▐ Fotografia ( www.omarjunior.com )

        

30,957 views
67 faves
69 comments
Taken on June 17, 2003