25/365 - primeiro linho fiado por mim

    Newer Older
    1. Baú de Trapos 42 months ago | reply

      Que lindo que ficou!
      É mais simples de fiar do que a lã? Ou, nem por isso?

    2. Alice Bernardo 42 months ago | reply

      Eu acho mais simples, embora este ainda tenha ficado pouco refinado.
      Lembras-te como na lã tinhas de controlar bem o fluxo de lã que saía da roca? Aqui isso é mais simples porque as fibras já estão todas penteadas paralelamente, e é só ir puxando e molhando (muito importante!!). Se não molhares, não fias!

      Obrigada, Fernanda! Tenho de te mostrar as minhas experiências com a fiação da lã suja :D

    3. owl_mania 42 months ago | reply

      Pois tens! Quando vens para estes lados?
      Dia 26 vens ao encontro?

    4. da dona maria 42 months ago | reply

      eu experimentei e achei bem mais dificil do que fiar lã. tens de fazer mais força e estar sempre a molhar. a lã é como um rio que corre na tua mão, não tens de a segurar apenas de a encaminhar. a Alice é que está mestra nestas coisas. Alice conseguiste fiar nesse fuso da lã? ou é um mais pesado?

    5. Alice Bernardo 42 months ago | reply

      mas esse rio de lã é lã industrial, Rosário. A lã natural tem mais dente, às vezes não corre assim tão bem. Embora também dependa da qualidade da lã - como estou a treinar não me atrevo a gastar da lã boa (a que elas separam para fiar o fio para meias), trago sempre da mais pobre.

      E fiaste o linho na tua roda?

      Eu fiei com um fuso de linho que trouxe emprestado, daqueles com a ponta em cobre. Era mais leve que o meu de lã, mas funcionou bem.
      Achei que fundamental era estar sempre, sempre a molhar.

      O linho ser mais fácil ou difícil de puxar se calhar também depende de estar bem assedado. Eu trouxe a minha maçaroca para casa e ficou com alguns nós pelo caminho, o que dificultou um bocado. Mas na altura fiei um bocado com a D.Maria e o linho dela corria muito bem, sem nós.

    6. Alice Bernardo 42 months ago | reply

      Desta vez não te digo que vou ao engano, que detesto faltar à palavra. Deixa chegar mais perto da data.
      Mas agora como o Outono chegou e já não está tempo muito propício para passeios pedestres, não devo faltar!

    7. da dona maria 42 months ago | reply

      tens razão, a lã tratada industrialmente corre bem melhor do que aquela que tenho ali numas sacas... este ano trouxe lã da serra da estrela, é linda e muito macia, mas está tão compactamente suja que nem sei o que lhe fazer.
      não usei a roda para o linho, usei o fuso da lã. com roda não sei como se faz pois nunca vi (mas gostava). por enquanto quero dedicar-me apenas às fibras animais. acho que mesmo a seda e o bamboo (do qual não sou grande fã) são bastante diferentes no modo como se fiam. estou apaixonada (e viciada) pelas ovelhas, alpacas e restantes primos.

    8. da dona maria 42 months ago | reply

      e não nos podemos esquecer que a lã (tratada industrialmente) que fiamos hoje, é a melhor parte da lã e não tem semelhança alguma com a lã que era fiada há 1 ou 2 séculos.

    9. Alice Bernardo 42 months ago | reply

      exactamente. Com as senhoras com quem tenho estado, a lã é escolhida uma vez depois da tosquia (exclui-se a lã que não serve mesmo), e depois é separada consoante o tipo de utilização (as que tiver as fibras mais compridas vais para a fio que se quer mais fino, por exemplo). Mas fora aquele primeiro momento, a lã é totalmente usada, sem grandes desperdícios.

      Como estava a dizer à Fernanda, ali em cima, estive a experimentar fiar a lã suja, tal qual como saiu da ovelha, a partir do que me explicou a D.Benta. Claro que cheira a ovelha e suja os dedos, mas acho mais fácil e é muito interessante.
      Aliás, tenho usado o teu fuso para fazer estas pequenas experiências com a lã, dá muito jeito! :))

      Mas não sabes como será a melhor forma para lavar essa lã que trouxeste da Serra da Estrela? Por acaso já tenho isso registado, mas faltam-me as fotos. Ia lavar a lã no rio com a D.Ilídia esta 6ªfeira se não chovesse... Acho que vai ser adiado... :(

    keyboard shortcuts: previous photo next photo L view in light box F favorite < scroll film strip left > scroll film strip right ? show all shortcuts