20080412 Teatro da Vertigem - A Ultima Palavra e a Penultima
Fotos inéditas que documentaram todo o processo de criação até a estréia e temporadas do espetáculo, de 12 a 15 de abril de 2008, quando os três grupos ocuparam a passagem subterrânea entre o Viaduto do Chá e a Praça Ramos de Azevedo, no centro de São Paulo. O espaço esteve fechado por cerca de 10 anos.

A partir de um texto filosófico de G. Deleuze – O Esgotado - e aliando a isso a perspectiva de investigação do universo interpretativo, o grupo Teatro da Vertigem se apropriou da criação a partir da “experiência” do corpo do ator e do estudo sobre os conceitos da performance na intervenção cênica “A Última Palavra é a Penúltima”. O local para a encenação foi a passagem subterrânea entre o Viaduto do Chá e a Praça ramos de Azevedo, no centro, em São Paulo. A ocupação espacial e o confronto das inquietações artísticas dessas três companhias foram registradas pelo fotógrafo durante todo o processo de criação do espetáculo.

Esse trabalho se propôs um intercâmbio cultural ao convidar para uma criação e direção colaborativa as companhias Zikzira (Belo Horizonte - MG / Londres - Inglaterra) e o grupo LOT (Lima - Peru). Interessadas na exploração do espaço público, as três companhias têm em suas trajetórias pesquisas que relacionam o teatro com a dança, artes plásticas e cinema (no caso da Zikzira, de BH) e intervenções em espaços urbanos (Vertigem, de SP e LOT, do Peru).
230 photos · 549 views
1 3