new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Dia Internacional do Índio | by Marcelo Seixas
Back to group

Dia Internacional do Índio

Minha homenagem ao povo sofrido e perseguido injustamente.

 

"Todos os homens devem ser respeitados em sua raça e por seus costumes e cultura"

 

O dia internacional do índio foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 1995, através de decreto que indicou o dia 09 de agosto para a referida data.

 

As reuniões iniciaram-se em Genebra, onde grupos indígenas se reuniam buscando garantir suas condições de vida, seus direitos humanos, que eram marginalizados. O movimento causou atitude de reflexão sobre tais condições subumanas que os mesmos viviam, além do direito a terra e ao resgate de sua cultura. Outros pontos importantes discutidos no evento foram: os impactos sofridos pelos aborígines; a promoção da manutenção de sua cultura pelo mundo, patrimônio cultural e histórico que deve ser preservado por suas riquezas, por sua sabedoria milenar, por suas contribuições para a diversidade das civilizações, tendo se tornado riquezas da humanidade.

 

Não importa a região em que se encontram, o país, o estado ou a cidade, nem tampouco as tribos às quais pertencem. Os índios merecem respeito e dignidade.

 

Sabe-se que assim como outras etnias, devem ser considerados em seus valores, em seus costumes, em seus saberes e cultura. Diante disso, protegê-los contra a dominação de homens de outras progênies, contra a destruição dos seus meios naturais de sobrevivência, contra a falta de política que garantam sua educação, saúde e bem-estar é uma obrigação de todos, segundo a última Constituição do Brasil. Cumpra-se!

 

Por Jussara de Barros

Graduada em Pedagogia

Equipe Brasil Escola

 

Indio Wapichana Kabixaku Kanau’au

Dança do Parixara - Boa Vista / Roraima.

 

Fotógrafo Marcelo Seixas

 

5,251 views
4 faves
11 comments
Taken on July 17, 2010