new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Untitled | by LusoFox
Back to group

S. Teotónio, Portugal

 

São Teotónio é uma freguesia portuguesa do concelho de Odemira, com 303,10 km² de área e 5 019 habitantes (2001). Densidade: 16,6 hab/km².

São famosas as suas festas por alturas dos santos populares (mês de Junho) em que as ruas são decoradas com flores de papel e, durante a noite, têm lugar mastros. Estas festas realizam-se de dois em dois anos e, na noite de São Pedro, cumprindo antiga tradição, os habitantes da aldeia têm por hábito engalanar os carros e dirigir-se à Zambujeira do Mar onde tomam um banho purificador.

Nos últimos anos tem igualmente sido digno de nota a realização de uma feira antiga que pretende reproduzir o ambiente vivido nesta localidade nos anos 50/60, quando nesta feira (1ª segunda feira de cada mês) acorriam os camponeses da serra para vender os seus produtos e que acabava muitas vezes em grandes sessões de pancadaria.

No penúltimo fim-de-semana de Julho, a vila de São Teotónio é palco anual para a FACECO – Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que reúne mais de 300 expositores, artesanato, música e debates.

Segundo a lenda, São Teotónio (o primeiro santo português) teria passado por uma antiga localidade muçulmana que aqui existia e convertido os seus habitantes ao cristianismo. Embora esta explicação nos pareça hoje forçada, não se pode excluir que este conselheiro de Dom Afonso Henriques tenha tido contacto com estas gentes, uma vez que se defende que poderia ter participado na expedição que recolheu o corpo de São Vicente (Padroeiro de Lisboa), no promontório do mesmo nome, em Sagres. Certo é que não é conhecida outra explicação para a origem do nome desta vila.

O litoral da freguesia faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

 

pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Teot%C3%B3nio_(Odemira)

  

1,239 views
12 faves
110 comments
Taken on October 10, 2010