new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Termoelétrica da EPESA - em Igarassu, PE | by Mozart Souto
Back to photostream

Termoelétrica da EPESA - em Igarassu, PE

A polemica está no ar. A termoelétrica em Igarassu está a todo vapor gerando energia para um país que tem uma demanda enorme. Por outro lado, junto com a energia gerada vem muita poluição. O local da usina é próximo a Aldeia,PE e principalmente dentro de uma área de proteção ambiental (APA). Em média vinte caminhões tanques vindo de Suape com óleo diesel abastecem diariamente a usina. O pior ainda está pra acontecer. Ao lado está sendo construída outra termoelétrica, a terraplanagem já começou. O Endereço da termoelétrica é esse:

 

Estrada do Engenho D´Água, Km 7,7 - Gleba A – lote 677

Três Ladeiras, Igarassu – Pernambuco – 53.619-970 (Próximo a Barragem de Botafogo)

 

Segue abaixo texto que copiei no site do Fórum de Aldeia.

 

Você sabia?

 

Poucos estão sabendo, porque parece que há uma intenção de não dar publicidade ao fato, mas está sendo instalada no km 14 de Aldeia uma usina termelétrica(*), com uma unidade já em pleno funcionamento e projeção para mais de 20 unidades!

Ao combatermos a intenção do Estado em construir um presídio em Araçoiaba, achávamos que o Governo de Pernambuco havia perdido o senso em termos de preservação ambiental. Mal sabíamos que viria uma bomba maior em seguida, fazendo a idéia do presídio parecer "água-com-açúcar"...

 

O que é uma usina termelétrica

 

É preciso que a população saiba, urgentemente, o que é, na verdade, uma usina termelétrica.

Tanto as usinas hidrelétricas como as nucleares e termelétricas utilizam um gerador de energia. A diferença entre elas está na maneira como esse gerador é movimentado. Na usina hidrelétrica, uma queda d'água aciona o gerador, através de uma turbina. As usinas termelétricas e nucleares também utilizam uma turbina, que é movida pelo vapor de água em alta pressão. O aquecimento da água, nas usinas nucleares, é realizado por decaimento radiativo (urânio); nas termelétricas, esse aquecimento é feito pela queima de combustível, como, por exemplo, restos de madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural, carvão, gás natural.

 

Impacto ambiental

  

O impacto maior produzido pelas termelétricas é, sem dúvida, a emissão devastadora de gases, muitos deles responsáveis pelo efeito estufa. Óxidos de enxofre, dióxido de carbono, óxido de nitrogênio, hidrocarbonetos, monóxido de carbono são alguns dos gases lançados na atmosfera, com prejuízo incalculável às pessoas, à fauna e à flora, ao meio ambiente em geral.

Mas não somente o ar sofre as consequências; essas usinas são responsáveis pela acidificação da chuva; contaminação do lençol freático e dos cursos d'água, além de tremenda poluição sonora.

Para se ter uma pequena idéia do que significa uma usina termelétrica, basta dizer que para cada GWh produzido com gás natural, a atmosfera recebe algo em torno de 500 toneladas de CO2! E isto com apenas duas horas de operação!

Estudos realizados em países de primeiro mundo provam que a incidência de câncer e de doenças respiratórias aumenta em proporções alarmantes entre as pessoas que vivem próximas a essas usinas.

 

Análise de Ernani Sartori

 

Diz o professor e editor científico Ernani Sartori: "Os gases poluentes emitidos agora para a atmosfera demorarão 150 anos para se dissipar. Além de todo esse dano, a termoelétrica ainda tem capacidade de causar outros enormes prejuízos ao ambiente. Uma termoelétrica necessita de enormes volumes de água para a refrigeração de seus equipamentos e por causa disso ela sempre é instalada perto de grandes mananciais, como rios e lagos. A termoelétrica pega a água fria do rio e a devolve muito quente ao caudal, cuja água então aquecida é capaz de destruir a sua fauna e flora".

 

Ou seja: se realmente o governo está consentindo em que se instale essa bomba por aqui, está caracterizando definitivamente sua intenção de andar na contramão do que é correto do ponto de vista da ecologia, e está decretando uma guerra contra o meio ambiente sem precedentes na história de Pernambuco. No caso da nossa APA Aldeia-Beberibe, seria a falência definitiva de qualquer tentativa de preservação. Nos dias de hoje em que nosso planeta pede socorro por não estar mais suportando tantos crimes ambientais, pensar em resolver o problema da energia com instalação de usinas termelétricas é uma insanidade, onde quer que se queira localizar as tais usinas; e sendo numa área de preservação ambiental, a coisa ganha realmente ares surrealistas.

 

Comissão

 

Diante da gravidade da ameaça, o Fórum decidiu, em assembléia, formar uma comissão para propor um plano de ação imediato contra essa usina, constituída pelos seguintes membros: Herbert, Gilberto, Gláucio, Pedro e Hibernon.

 

5,354 views
2 faves
8 comments
Taken on November 25, 2012