new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Raças, voce acredita nisto ?  (Race... Do you believe it?) | by marcelo.bello
Back to photostream

Raças, voce acredita nisto ? (Race... Do you believe it?)

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

  

Este termo, raça, foi utilizado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas. O Essencialismo, no inicio do seculo XX, definia raça como "uma grande divisão do género humano, caracterizado como grupo por partilhar uma certa combinação de características derivadas da sua descendência comum, mas que constituem um vago fundo físico, normalmente obscurecido pelas variações individuais e mais facilmente apreendido numa imagem composta."

 

A definição de raças humanas é principalmente uma classificação de ordem social, onde a cor da pele e origem social ganham, graças a uma cultura racista, sentidos, valores e significados distintos. Este conceito foi usado pelos regimes coloniais e em especial pelo regime do apartheid na África do Sul (até recentemente), para perpetuar a submissão dos colonizados.

 

Porem, podem acreditar, na espécie humana (Homo sapiens) a variabilidade genética representa cerca de 98% da variabilidade total, nos sub-grupos continentais, o que caracteriza definitivamente a ausência de diferenciação genética, ou seja, somos no minimo mais de 98% biológicamente semelhantes, o que nem de longe caracteriza raças ou subespécies.

 

Estudos genéticos atuais utilizando um modelo cladístico demonstram, através de análises da evolução e migrações humanas, que a África foi o “berço” da humanidade. Fazemos parte de um grupo monofilético, resultante das migrações para fora deste mesmo continente africano.

 

Ou seja, temos todos a mesma origem, somos todos iguais....

 

Na foto acima, tome-se como exemplo a bela alemã , descendente de povos da Germania inferior ,que habitam a atual Alemanha a bem mais de 20 séculos, e a pequenina e "hermosa" india peruana, descendente de quéchuas, que por sua vez se originam dos povos pré colombiananos que habitam a América latina ha pelo menos o mesmo numero de seculos...

Onde esta a diferença ? No sorriso ?

Não existe, não tem diferença ...

Por mais que fenotipicamente pareça, somos da mesma espécie.

A verdadeira variabilidade encontra-se apenas na etnia e na cultura.

E isto não faz ninguem melhor ou pior, muito pelo contrario, só nos faz mais belos e interessantes...

   

6,147 views
10 faves
92 comments
Taken on January 18, 2008