new icn messageflickr-free-ic3d pan white
...Iratauá-grande | by Márcia C
Back to photostream

...Iratauá-grande

Essas cores são fantásticas!!

 

Iratauá-grande - Gymnomystax mexicanus

Oriole Blackbird

 

Mario Martins, obrigada pela identificação!!

 

"A melanina é um pigmento produzido pela pele. Sua função na coloração da plumagem das aves é fundamental: sem ela o azul e o verde não existiriam e o pavão seria todo branco.

 

Os pigmentos são substâncias coloridas, de origem mineral ou orgânica, que dão origem à maior parte das cores do nosso meio. Nos seres vivos, alguns pigmentos dotados de propriedades particulares, são indispensáveis à vida. É o caso - nos vegetais - da clorofila. Nos animais, a hemoglobina, que dá ao sangue a sua cor vermelha, assegurando o transporte de gás (oxigênio) saído da respiração.

A melanina, que deve seu nome à sua cor negra, não é assim tão indispensável, mas a sua abundância na natureza e as suas propriedades fazem com que ela desempenhe uma função não menos importante. As aves são, com os insetos, os seres vivos que fazem o mais belo uso dela, uma vez que eles devem o essencial ao seu adorno.

Os melanócitos estão situados na derme, sob a camada geradora da pele. A pena é produzida por um folículo que corresponde a uma elevação da ectoderme. Os melanócitos migram então para o folículo e vão colonizar a futura pena. Esses passam por sua base, se bem que sua extremidade se forma em primeiro lugar.

Finos prolongamentos permitem aos melanócitos injetarem, com precisão, a melanina na pena. Disso resultam desenhos muito precisos (finas estrias, pontuações etc.).

 

A melanina é, antes de tudo, um pigmento. E a cor de um pigmento depende das radiações que ele reenvia: é amarelo se reenvia amarelo, marrom se reenvia marrom, branco se ele reenvia igualmente todas as radiações, e negro se não reenvia nenhuma. Neste último caso, toda a luz recebida é absorvida.

Por ser uma proteína, contribui assim para tornar as penas mais robustas. Dessa forma é que o eixo de muitas penas, principalmente as de vôo (asas e cauda), é inteiramente impregnado de melanina marrom ou, mais comumente, de melanina negra.

 

As cores das plumagens têm para as aves uma grande importância; elas são a carteira de identidade da ave e têm uma função numa linhagem, principalmente no período de reprodução. O aparecimento de uma plumagem nupcial, os cortejos que acompanham a formação do casal, são igualmente indícios da importância da cor da plumagem nas aves e com ela, a importância da melanina."

(Atualidades Ornitológicas - Revista SOBC 2002)

1,654 views
16 faves
76 comments
Taken on March 7, 2010