Fios e Tramas - Sesc Bertioga
Fios e Tramas - Sesc Bertioga

Há locais, espaços e momentos que nos encantam e deixam-nos em êxtase. Pequenas intervenções em espaços cotidianos podem nos proporcionar boas surpresas e quando nos deparamos com situações assim, somos convidados a sair do lugar comum, a vislumbrar possibilidades, ampliar nosso olhar para o outro e para si mesmo.

A intervenção cenográfica Fios e Tramas pretende, através da ótica do encantamento, provocar a reflexão sobre os símbolos e as diversas relações que podemos fazer do fio com o tecer, seja no delicado trabalho de uma rendeira ou em uma brincadeira de criança onde, na cama de gato, as figuras formadas servem para contar histórias, cantar canções ou mesmo representar objetos do uso diário.

Trançar fios é um ofício de muitas mãos, embora pareça solitário. Seja o trançar o cesto de palha, o nylon da rede de pescar, o tecer de uma roça ou de um tear. Entrelaçar fios, fazer teia, tela, tramar, tecer. Urdir, compor, entrelaçar-se, enredar-se...

O fio é uma forma de unir um indivíduo a muitos outros, é trocar experiências, saberes, técnicas, formações e informações, onde um precisa do outro e todos juntos constroem algo como numa brincadeira.


Ficha técnica:
Concepção e Projeto Cenográfico: Celophane Cultural

Produção e Montagem: Cenografia Sustentável
Renato Ribeiro
Fernanda Milani
Vladi Victorelli
Tania LIma
Natasha Azambuja
Silas Xavier
Arabela Angélica
Fernando Andrade
Fernando Dias
e Jesus

Fotografias:
Jeff Celophane, Vladi Victoreli e Renato Ribeiro.
168 photos · 133 views
1