new icn messageflickr-free-ic3d pan white

LONDRES - Inglaterra

O PALÁCIO DE WESTMINSTER OU CASAS DO PARLAMENTO (HOUSES OF PARLIAMENT) - A Ponte de Westminster sobre o rio Tâmisa.

 

O Palácio de Westminster, também conhecido como “Casas do Parlamento”, é onde estão instaladas as duas Câmaras do Parlamento do Reino Unido (desde 1512): A Câmara da Casa dos Lordes (é ocupada por príncipes, rainhas, reis... ), e a Câmara da Casa dos Comuns (ocupada pelos parlamentaristas) - é um dos maiores Parlamentos do mundo. Por tradição, os soberanos do Reino Unido não entram na Câmara da Casa dos Comuns. O último monarca a entrar nesta Câmara foi Carlos I, em 1642, quando tentou prender cinco Membros do Parlamento sob a acusação de Alta Traição. As duas linhas encarnadas no chão da Casa dos Comuns estão por tradição, provavelmente apócrifa, afastadas à distância de duas espadas e um pé. O protocolo dita que os deputados não podem atravessar estas linhas quando discursam. Historicamente, estas serviam para prevenir que disputas na Casa degenerassem em duelos.

 

Apesar da maior parte da construção datar do século XIX, entre os edifícios originais do Palácio encontra-se o Westminster Hall, usado atualmente para importantes cerimônias públicas, tal como os Funerais de Estado, e a Torre da Jóia (Jewel Tower). O Palácio contém mais de 1.000 salas, 100 escadarias... 5 km de corredores - os números seriam assustadores. Depois de um incêndio em 1834, as presentes Casas do Parlamento foram reconstruídas nos 30 anos seguintes, obra do arquiteto Sir Charles Barry (1795-1860) e do seu assistente Augustus Welby Pugin (1812-1852), no Estilo Gótico. A UNESCO classificou o Palácio de Westminster, juntamente com a vizinha Abadia de Westminster e a Igreja de Santa Margarida, como Patrimônio Mundial da Humanidade.

 

O Palácio inclui diversas torres, a mais alta é a Torre Vitória, com os seus 98 metros, uma torre quadrada no extremo Sudoeste do Palácio. A torre recebeu o nome em homenagem à soberana reinante na época da reconstrução do Palácio, a Rainha Vitória. Esta torre alberga os Arquivos Parlamentares. No topo da Torre Vitória encontra-se um mastro de ferro onde flutua a Royal Standard (se o soberano estiver presente no Palácio) ou a Union Flag. Na base da Torre Vitória fica a Entrada do Soberano para o Palácio. No meio do Palácio ergue-se a Torre de Santo Estevão (Saint Stephen Tower, também chamada de Torre Central), e a mais famosa de todas: A Torre do Relógio (Big Ben), a qual mede 96 metros de altura, que nesse ano de 2012, passará a chamar-se “Elizabeth Tower” (Torre Elizabeth), em honra do jubileu de diamante da rainha Isabel II, que foi transmitido ao vivo para o mundo todo. (Fonte: Wikipédia)

344 views
0 faves
0 comments
Taken on September 11, 2011