flickr-free-ic3d pan white

São Cristóvão

S.Cristóvão - Uma aldeia Alentejana

 

A aldeia de S.Cristóvão tem uma antiguidade que remonta muitos séculos atrás. O nascimento de S.Cristóvão, como a maior parte das povoações, conta-se a partir de uma lenda que percorre gerações.

 

E para que não se perca na memória dos nossos vindouros a origem lendária desta aldeia, fica aqui registada:

 

Reza a lenda que os habitantes desta zona quiseram construir a sua igreja. Escolheram o sítio que consideraram o mais indicado (hoje, a herdade da Misericórdia) e começaram a construir. No final do primeiro dia de trabalho, deixaram as respectivas ferramentas no local e foram para as suas casas descansar.

 

No dia seguinte, quando regressaram, não encontraram os seus instrumentos de trabalho. Procuraram-nos por toda a parte e só os encontraram a cerca de meia légua de distância, num ponto alto e de difícil acesso. Pensou-se que tinha sido obra de ladrões, retomaram as ferramentas e continuaram o seu trabalho. Porém, o acontecido repetiu-se no dia seguinte e prolongou-se durante algum tempo.

 

Começou, então, a espalhar-se a opinião de que aquela situação insólita era um sinal do céu e que Deus não quereria a igreja no local que os "povoadores" tinham determinado. Assim, decidiram abandonar aquele sítio e iniciaram a construção no local onde apareciam diariamente as ferramentas.

 

Após o primeiro dia de trabalho, confirmou-se a suposição. Não mais houve qualquer problema e ergueu-se a igreja. Depois da igreja pronta, a população estabeleceu-se em redor do templo e assim nasceu a povoação.

421 views
2 faves
16 comments
Taken on March 22, 2010