new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Monumento à Independência | by Inês - SP
Back to photostream

Monumento à Independência

O Monumento à Independência do Brasil, também chamado de Monumento do Ipiranga ou Altar da Pátria, é um conjunto escultórico em granito e bronze. Localiza-se na cidade de São Paulo, às margens do Riacho do Ipiranga, no sítio histórico onde D. Pedro I proclamou a independência do país, em 7 de setembro de 1822.

Foi idealizado e executado pelos italianos Ettore Ximenes, escultor, e Manfredo Manfredi, arquiteto, por ocasião do primeiro centenário da Independência, e inaugurado ainda incompleto em 1922, tendo sido finalizado quatro anos mais tarde. É parte integrante do conjunto urbanístico do Parque da Independência, onde se encontra também o edifício-monumento erguido em 1890, que hoje abriga o Museu Paulista, além da Casa do Grito.

Em sua cripta está instalada a Capela Imperial, construída 1952 para abrigar os restos mortais de Dom Pedro I, de sua primeira esposa, D. Leopoldina, e também de sua segunda esposa, D. Amélia. Dom Pedro I e D. Amélia foram trasladados do Panteão dos Braganças em Lisboa, e D. Leopoldina foi transladada do Convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro.

     

1,199 views
7 faves
14 comments
Taken on June 18, 2011