new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Quinta Flower #10 | by Henrique Felippe - HOFelippe
Back to photostream

Quinta Flower #10

Fundado em 13 de Junho de 1808 por d. João, Príncipe Regente na época, mais tarde d. João VI, o Jardim Botânico em seus 137 hectares, 55 abertos à visitação pública, abriga um acervo botânico da flora brasileira e exótica e um acervo histórico-cultural.

 

Foi intenção de d. João VI aclimatar, na área que desapropriara para a instalação de uma fábrica de pólvora para a defesa da sua Coroa, especiarias trazidas das Índias Orientais.

 

De jardim de Aclimatação e Real Horto, após a coroação de d. João VI como rei do Reino Unido de Portugal e Brasil, passou a chamar-se Real Jardim Botânico. Somente no Reinado de Pedro I foi aberto à visitação pública, já com o nome de Jardim Botânico.

 

Em 1937, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e definido pela Unesco como Reserva da Biosfera, em 1992, e como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, em 1999. Tem como missão "Promover, realizar e divulgar o ensino e as pesquisas técnico-científicas sobre os recursos florísticos do Brasil, visando o conhecimento e a conservação da biodiversidade, assim como a manutenção das coleções científicas sob sua responsabilidade."

 

fonte: Trilha Histórica Jardim Botânico

 

Local: Jardim Botânico

324 views
0 faves
12 comments
Taken on September 5, 2009