new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Pampulha: Igreja de São Francisco | by Fred Matos
Back to photostream

Pampulha: Igreja de São Francisco

Inaugurada em 1943 e considerada a obra-prima do conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, a Igreja de São Francisco de Assis foi concebida pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer que o projeto faz novos experimentos em concreto armado, abandonando a laje sob pilotis e criando uma abóbada parabólica em concreto, até então só utilizada em hangares. A abóbada na capela da Pampulha é estrutura e fechamento, eliminando a necessidade de alvenarias. Aqui Niemeyer inicia aquilo que seria a diretriz de toda a sua obra: uma arquitetura onde será preponderante a plasticidade da estrutura de concreto armado, em formas ousadas, inusitadas e marcantes.

 

O interior da igreja abriga a Via Crúcis, constituída por catorze painéis de Cândido Portinari, considerada uma de suas obras mais significativas, que também assina os painéis externos.

 

.A igrejinha da Pampulha, um dos mais conhecidos "cartões postais" de Belo Horizonte, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais -Iepha/MG e pela Gerência do Patrimônio Municipal.

 

212 views
0 faves
0 comments
Taken on July 9, 2013