new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Alma-de-Gato voando: uma série -  Squirrel Cuckoo flying: a series 10 071 | by Flávio Cruvinel Brandão
Back to group

Alma-de-Gato voando: uma série - Squirrel Cuckoo flying: a series 10 071

Squirrel Cuckoo Photographed in Brasília, Brasil.

NOME COMUM: alma-de-gato

OUTROS NOMES: rabilonga , chincoã, tinguaçu e rabo-de-escrivão, meia-pataca, crocoió, alma-de-caboclo, atingaú, tincoã e rabo-de-palha.

NOME EM INGLÊS: Squirrel Cuckoo

NOME EM ESPANHOL: bobo chizo

NOME CIENTÍFICO: Piaya cayana

FILO: Chordata

CLASSE: Aves

ORDEM: Cuculiformes

FAMÍLIA: Cuculidae

COMPRIMENTO: 50 cm (2/3 pertencem à cauda)

REPRODUÇÃO: É comum entre as aves desta espécie, várias fêmeas usarem o mesmo ninho, mesmo sendo de um outro pássaro. A ninhada consiste de 10 a 20 ovos, de cor verde azulada. Não se sabe se as fêmeas se revezam no choco, mas são muitas as que contribuem na alimentação dos filhotes.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Venezuela, Guiana, em quase todo o território nacional, no Paraguai, Uruguai e norte da Argentina.

Segundo uma lenda amazônica, a alma-de-gato possui um canto fatídico: quando canta à porta da casa de alguém, este está com os dias contados. Claro que isto não passa de lenda. Aliás, essa ave deve ser protegida, pois é muito útil ao agricultor. O exame de 155 estômagos de almas-de-gato evidenciou que estas aves são insetívoras e que 50% do conteúdo era de lagartas que atacam as nossas culturas.

A alma-de-gato é uma ave da família dos cucos; mede 50 cm de comprimento, dos quais2/3 pertencem à cauda, daí também ser conhecida como rabilonga. A cor é castanho-parda no dorso e cinza-ardósia na barriga. O pescoço e o peito são vermelho-acinzentados e a cauda tem penas escuras de pontas brancas. No norte do país é ainda conhecida como chincoã, tinguaçu e rabo-de-escrivão. Existem 7 subespécies ou raças geográficas dessa ave, encontrada na Venezuela, Guiana, em quase todo o território nacional, no Paraguai, Uruguai e norte da Argentina. Em outros Estados do Brasil são atribuídos à alma-de-gato ainda os seguintes nomes: meia-pataca, crocoió, alma-de-caboclo, atingaú, tincoã e rabo-de-palha.

Retirado do site "Saúde animal": www.saudeanimal.com.br/alma_de_gato.htm

Lúcia Helena Salvetti De Cicco

Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

7,509 views
35 faves
72 comments
Taken on November 23, 2006