new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Igreja São João de Carapina | by Fábio Canhim
Back to photostream

Igreja São João de Carapina

A Capela São João de Carapina consiste em testemunho das primeiras levas de missionários jesuíticos no Espírito Santo. Data aproximadamente de 1594.

 

O edifício esteve em uso durante toda a permanência dos jesuítas no Brasil (até meados do século XVII), ficando abandonado até meados dos século XVIII, período em que sofreu degradações e se arruinou.

 

Além da Capela, o Sítio Histórico de Carapina integra também uma casa sede da fazenda, conhecida como Casarão, testemunho sólido da ocupação. O local é de elevada riqueza paisagística, como todo sítio jesuítico, e resguarda em seu subsolo registros importantes de sucessivas ocupações.

 

Curiosidades

 

Em 1857, a capela foi elevada à categoria de freguesia, e passou a ser administrada pela Mitra Diocesana de Vitória, servindo de matriz até o fim do século XIX, com o título de São José de Carapina. Nessa nova condição sofreu outra grande reforma em 1870. Esteve em uso até aproximadamente 1980 e a partir desta data iniciou o processo acelerado de degradação.

 

Em 1984 teve seu tombamento efetivado pelo Conselho Estadual de Cultura, o que não garantiu de fato a sua conservação, culminando com a demolição quase total, praticada por volta de 1992. Restaram em pé apenas as paredes laterais da nave e a torre sineira, que abrigava em sua cúpula uma frondosa árvore. Durante o primeiro semestre de 1995 foi realizada a última restauração e tratamento paisagístico de todo o seu contorno.

 

825 views
1 fave
0 comments
Taken on June 15, 2011