daily misconceptions
Na sua peculiaridade, daily misconceptions é um projecto à margem de qualquer outro, e de qualquer cena musical com que tentemos identifica-lo. Acima de tudo, é a manifestação sonora do ponto de união entre muitas das coisas que teimamos separar, por mesquinhez ou falta de criatividade. É a lógica construtivista de um plano inacabado, o mapa dentro de uma dimensão de sonhos e de fumo. É o raio de esperança no fundo de um precipício. O visual envolto de forma aveludada no ruído. É o riso jubilante e a correria desenfreada de uma criança, e ao mesmo tempo, é a experiência e a lucidez da maturidade.
daily misconceptions é também a ostentação de João Santos, o lisboeta que um dia decidiu explorar os cantos do quarto através da música e do barulho, e acabou por criar, de forma descomprometida e inocente, um bonito mundo que ali não coube, e que transbordou pela janela. Das melodias que nos embalam até nos consumirem, das influências dos 8 e 16 bits, dos batuques irregulares e da reverberação intencional, desagua um experimentalismo confortável, aconchegante, desenvolto num universo pop delicodoce, abraçando um gaze altivo e sorridente.
João ocupa inocuamente o seu espaço desde 2002, altura do primeiríssimo EP, True Project, lançado dentro do colectivo de artistas à qual ainda pertence. Aconteceu há doze anos, uma criança como a da música que faz, que hoje estará a entrar na adolescência, tendo contado com o apoio ao desenvolvimento de amigos ilustradores, músicos, cineastas. O passado conta-se através de lançamentos e participações esporádicas, e de concertos repletos de amabilidade, de quimeras, e de efeitos visuais. O futuro, a seu tempo se descobrirá da névoa fresca.

- Sérgio Neves (Nervos)

www.nervos.pt/dailymisconceptions
www.dailymisconceptions.net
6 photos · 26 views