new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Portugal dos Pequenitos - Coimbra | by moitas61
Back to photostream

Portugal dos Pequenitos - Coimbra

Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é desde 8 de Junho de 1940, data da sua inauguração, um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à Criança.

Idealizado por Bissaya Barreto, foi projectado pelo arquitecto Cassiano Branco.

 

O parque reflecte de forma pormenorizada e numa escala reduzida uma vasta gama de elementos sobre a arquitectura e História de Portugal.

 

É composto por três áreas distintas que correspondem às três fases fundamentais de construção.

A primeira parte da construção, efectuada entre 1938 e 1940, é constituída pelo conjunto de casas regionais portuguesas. Solares de Trás-os-Montes e Minho, casas típicas de cada região com pomares, hortas e jardins, capelas, azenhas e pelourinhos. A este núcleo pertence também o conjunto de Coimbra, espaço onde se encontram representados os monumentos mais importantes da cidade.

 

A segunda fase integra a “área monumental”, espaço ilustrativo dos monumentos nacionais de Norte a Sul do País. De realçar a cópia da janela do Convento de Cristo em Tomar, obra em cantaria da autoria de Valentim de Azevedo.

Terminada em finais dos anos 50, a terceira fase engloba a representação etnográfica e monumental dos países africanos de língua oficial portuguesa, do Brasil, de Macau, da Índia e de Timor, rodeados por vegetação própria destas regiões. Esta fase integra também monumentos das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

 

Desde 22 de Dezembro de 2003 um novo espaço foi criado para acolher, no seu interior, actividades e eventos lúdico-pedagógicos – o Relógio de Sol – obra do arquitecto João Paulo Revez Conceição, dando assim início a uma nova fase arquitectónica do Portugal dos Pequenitos.

1,402 views
0 faves
0 comments
Taken on June 21, 2009