new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Teatro Romano, Volterra, Italy. | by ER's Eyes
Back to photostream

Teatro Romano, Volterra, Italy.

As principais características do teatro romano derivam em princípio das do teatro grego, uma vez que a própria arquitetura romana deriva diretamente da arquitetura grega do período helenístico.

 

Os primeiros teatros eram construídos em madeira. Eram derrubados depois que o acontecimento para o qual foi erguido se concluía. Uma lei impedia a construção de teatros permanentes. Foi assim que, em 55 a.C. foi erguido o Teatro de Pompeu com um templo, a fim de burlar a vedação legal.

 

Com o passar do tempo, os teatros romanos desenvolveram características específicas. A maior parte dos que se conservaram seguem um modelo arquitetônico proposto por Marco Vitrúvio, constituído por:

 

Frente do cenário/palco (Scenae frons), normalmente composto de uma dupla linha de colunas.

Orquestra (Orchestra), semicírculo diante do proscênio, onde se sentavam as autoridades.

Ádito (aditus), corredores laterais para entrada na orquestra.

Cávea (cavea), estrutura semi-circular onde, segundo a escala social, sentavam-se os espectadores. Era sub-dividido em: cávea inferior (ima cavea), cávea média (media cavea) e cávia superior (summa cavea).

Vomitórios (vomitoria): Entradas abobadadas por onde se acessava à cávea e que facilitavam a saída rápida dos espectadores.

Proscênio (proscaenium), espaço diante do palco onde se desenrolava a ação dramática.

Pórtico detrás do cenário (porticus post scaenam), espécie de pátio com colunas, detrás do cenário ou palco.

Alguns teatros apoiavam a cávea sobre galerias abobadadas, enquanto noutros os arquitetos aproveitavam a inclinação de alguma colina para escavar sobre ela a cávea do teatro. O teatro poderia ser coberto com toldos, a fim de proteger aos espectadores da chuva ou da luz solar. Além dessas instalações básicas, muitos teatros mantinham pequenos templos em sua estrutura.

 

Assentos para até 2.000 pessoas.

 

2,842 views
67 faves
7 comments
Taken on March 4, 2017