new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Resoluções | by *jacky*coisasdela*
Back to photostream

Resoluções

cartasasara.wordpress.com/2011/12/27/resolucoes/

 

Sara,

As pessoas que dizem: «- Dia X vou fazer dieta.» ou «-No próximo ano, vou…» fazem-me rir porque das duas uma ou estão a querer enganar-nos ou a enganarem-se a si próprias.

Estamos na época natalícia que é por excelência uma época de excessos. Quem diz, depois do ano novo, começo a fazer dieta, ainda não está determinado a fazê-la. Quem quer realmente fazer dieta, começa no dia em que decidir fazê-la. Na verdade, as pessoas dizem isso nesta quadra para poderem ter a desculpa de se empanturrarem sem grande sentimento de culpa. Podem exceder-se porque depois vou remediar o mal feito, pensam elas.

Fazer dieta é muito complicado porque, mais do que alguém não se sentir bem com o seu corpo ou estar doente, o mais difícil são os fatores psicológicos. A maioria das pessoas come porque quer encher um vazio qualquer ou porque precisa de compensar alguma coisa ou porque não sente que o seu valor é reconhecido e então come para se gratificar. O problema é reconhecer que a comida não vai resolver os problemas psicológicos do dia a dia.

Filha, se um dia quiseres mesmo fazer dieta, pensa por que comes.. Depois, compensa o que te faz falta ou, pelo menos, tenta lidar com isso sem ser com a comida. Depois, procura ajuda. Se tiveres um sistema de apoio, será mais fácil. Se houver mais pessoas a fazerem dieta contigo, poderão ajudar-se mutuamente.

Eu, por exemplo, preciso de perder um pneu que se formou na minha barriga desde que nasceste. O meu problema nem é tanto o peso porque são só uns 3 quilos a mais. O que eu preciso é de me mentalizar que preciso de fazer exercício físico mesmo não tendo dinheiro para frequentar um ginásio. Preciso de estabelecer um horário e um esquema de treinos para mim própria e segui-lo. Para isso, preciso de estar determinada e só assim conseguirei o que quero.

Filha, na altura do Natal, não vale a pena prometeres que vais fazer dieta. Come o que quiseres mas sem excessos. O segredo para não engordar é ser-se equilibrado. Se tu fores uma pessoa equilibrada, isso refletir-se-á no teu peso.

Adoro-te.

27.12.2011

1,345 views
0 faves
4 comments
Taken on December 7, 2011