new icn messageflickr-free-ic3d pan white

Visual Anthropology of The Trance Music

Carlos Levistrauss © All Rights Reserved.

 

Photo: Comendo a Ficha

  

Fotos de vários festivais de música eletrônica. Em especial o trance music e seus estilos ou variantes vazem parte deste universo singular: psytrance ou psycodelic trance , full on, goa trance, psysex, progressivo, chilli out, minimal, tribal, ...

 

Minhas fotos, antes de mais nada, são frutos de uma pesquisa antropológica. A antropologia visual tem nos possibilitado estudos etnograficos relevantes no Brasil. O Trance Music é um destes temas. Seria um New Woodstock? Um novo Power Flower? Uma contracultura nos dizendo algo?

 

A música, o comportamento, a filosofia, os ideais, estilo pessoal, decoração, ambientes, perfil do público... todo este contexto torna o Trance Music singular dentro do E-Music brasileiro.

 

Após algum tempo trabalhando com diferentes culturas indígenas (ágrafas ou não, como os isolados do Omerê) comecei a observar este movimento ou fenômeno social, assim digamos.

 

Há relevância em estudar o Trance Music? Porque estudar? A fotografia como técnica de coleta de dados... a interpretação possível via antropologia visual?

 

O sentimento vivido nos grandes festivais de música eletrônica é o tema central desta pesquisa. Não é um mero ensaio. Esta coletânea é fruto de uma pesquisa que iniciou em 2005.

  

Good Vibe's!

10,968 views
24 faves
38 comments
Taken on March 8, 2005