new icn messageflickr-free-ic3d pan white
METRO RIO - LINHA 1 - 1970 | by CARIOCA DA GEMA
Back to photostream

METRO RIO - LINHA 1 - 1970

ESQUEMA DA LINHA 1 DO METRÔ

1970

 

Não fugindo ao tradicional post duplo hoje temos dois exemplos de como as administrações públicas mudam obras. Aqui você pode ver um esquema da Linha 1 projetado em 1970 depois dos estudos de viabilidade da implantação do sistema no Rio.

 

O ideal é você abrir esse link em outtra janela e fazer um comparativo:

ubbibr.fotolog.net/andredecourt/?pid=11529128

 

 

A prioridade era já ter parte das estações da Linha 1, prontas em 1975. Mas como toda obra pública, a coisa não foi bem assim. Em 1970 a primeira estaca da obra no trecho Gloria-Cinelandia foi fincada, mas as obras foram paralisadas no ano seguinte e ficaram paradas até 1975 (quando já devia estar em pleno funcionamento), por falta de verbas.

 

O interessante do mapa é ver como certas estações mudaram de lugar e outras nem foram construídas.

 

As que não foram construídas de acordo com o mapa acima:

•Estação Nossa Senhora da Paz (Ipanema)

•Estação General Osório (Ipanema)

•Estação Raimundo Correia (Copacabana –não existe)

•Estação Lido (Copacabana – não existe)

•Estação Mourisco

•Estação Botafogo

 

A Estação Miguel Lemos está em fase de conclusão depois de mais de 15 anos de obras. É a atual Estação Cantagalo que teve suas obras paralisadas no infame governo Leonel Brizola. Foram retomadas anos depois e ainda não está concluída hora por falta de liberação de verbas, hora pelo jogo de empurra das autoridades estaduais e federais.

 

A atual Estação Botafogo nada tem haver com a do mapa acima. A “real” estação ficaria, no mapa, entre a Mourisco (que não existe) e a Botafogo.

 

A Estação Marques de Abrantes é a atual Estação Flamengo.

 

A perspectiva era de se ter na Linha 1 (Tijuca-Ipanema), em projeto de 1970, 20 km de linhas e 22 estações, mas em cinco anos você poderá ver que isso mudou.

 

Continuamos com o metrô sempre em obras intermináveis, enquanto em outros lugares do mundo a coisa funciona em respeito ao cidadão pagante.

 

(veja esse mapa em maior resolução clicando ali em cima em "all sizes"

 

14,090 views
8 faves
25 comments
Taken on August 16, 2005