Selva de Pedra/ Concrete jungle

O Selva de Pedra é um condomínio de edifícios de classe média e média-alta localizado no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, capital do Estado homônimo.

 

A sua denominação possui caráter informal, já que foi dada pelos moradores devido à sua construção ter sido concomitante à exibição da novela da Rede Globo de Televisão, de Janete Clair, e por ser um conjunto de prédios altos. O nome da novela, "Selva de Pedra", referia-se ao Estado da Guanabara, um estado altamente urbanizado, em contraposição ao interior fluminense, local de origem da personagem principal. Foi a novela de maior audiência na história da Rede Globo.

 

O plano de construção do Selva de Pedra começou após o incêndio, na década de 1960, de uma favela no local, cuja população foi em grande parte transferida para conjuntos habitacionais na Zona Oeste. A transferência da população de baixa renda que havia invadido terrenos no Leblon para subúrbios fazia parte do plano governamental de retirada dessas populações da Zona Sul para áreas distantes e em habitações regularizadas. Ao mesmo tempo, através da iniciativa do arcebispo católico do Rio de Janeiro à época, Dom Hélder Câmara, deu-se início à construção do Conjunto Habitacional Cruzada de São Sebastião, no Jardim de Alá, que recebeu parte dos moradores da favela incendiada. Acredita-se que o incêndio, que não causou mortes, tenha sido provocado, com o intuito de acabar com aquela favela do Leblon e construir em seu local um condomínio destinado para a classe média da Zona Sul, o atual Selva de Pedra.

 

É um grande modelo na Zona Sul do que seria a posteriori a regra na construção de condomínios residenciais na Barra da Tijuca.

 

O Selva de Pedra é composto por 40 edifícios de diferentes tamanhos e estruturas. Possui quatro ruas internas e sem saída, são elas: Rua Min. Correia de Melo, Rua Padre Achótegui, Rua Ramos Monteiro e Rua Saboia Ribeiro. As quatro ruas internas dão na praça central, a Praça Milton Campos, densamente arborizada. É circundado por outras quatro vias de trânsito local: Avenida Afrânio de Mello Franco, Rua Fadel Fadel, Rua Humberto de Campos e Rua Gilberto Cardoso.

1,854 views
0 faves
1 comment
Taken on September 5, 2011