new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Amazonas Moreno ... | by ℭonceição ℭosta
Back to group

Amazonas Moreno ...

Manaus-Amazonas, fotinha antiga, pra matar saudades de minha terra.

www.ariautowers.com.br

***

  

O CAIRARA

 

Essa é uma lenda bororó, que conta que houve na tribo dos bororós um pajé muito sábio. Entretanto, o tal homem era muito guloso e comia compulsivamente.

 

Vivia muito triste por se achar gordo e por isso todos o chamavam de Caiarara.Esperto, foi buscar na natureza a solução para o seu problema. Passou então a observar os animais, pois estava mesmo disposto a mudar seus hábitos alimentares.

 

Certo dia, ele descobriu uma erva que os macacos comiam e os conservava esbeltos e ágeis. Resolveu fazer um chá feito dessa erva para ser se tornava tão magro e ágil. Ingeriu a poção por sete dias e começou a notar muita diferença. Emagreceu à olhos vistos, tanto que todos até começaram a ficar preocupados. Resolveu para de tomar imediatamente a droga, mas mesmo assim, uma grande transformação sucedeu-se. Suas pernas encolheram e até rabo começou a ter.

 

Hoje o cairara é uma espécie de macaco fino, inteligente e engenhoso.

 

***

 

O macaco-cairara está na lista dos dez macacos criticamente em perigo de extinção no país. Como os animais dependem da mata nativa para sobreviver, estão seriamente ameaçados com o desmatamento sem controle da floresta amazônica.

 

A caça desses animais, assim como a sua venda ilegal, também é um fator que contribui para o seu desaparecimento.

 

Ecologistas e biólogos lutam para reverter esse processo, mas a conscientização popular também ajudará muito à salvá-los.

 

A criação em reservas ambientais têm sido a solução mais inovadora para garantir que os macacos ficam a salvo de seus predadores.

 

Texto pesquisado e desenvolvido por

 

ROSANE VOLPATTO

    

2,546 views
3 faves
5 comments
Taken in April 2006