Companhia Portuguesa de Trefilaria

    Newer Older

    Escritórios.
    Companhia fundada em 1947.
    Fotógrafo: Estúdio Mário Novais.
    Data de produção da fotografia original: após 1947

    [CFT003 122655.ic]

    1. J. Leite 33 months ago | reply

      A "Companhia Portuguesa de Trefilaria S.A.R.L.", localizada em Sacavém junto ao rio Trancão, foi fundada no ano de 1947. Foi outrora a principal unidade produtora de arames de baixo, médio e alto teor de carbono destinados, essencialmente, à construção civil. Esta empresa situava-se na segmento final do ciclo de fabrico siderúrgico pela "Siderurgia Nacional", no Seixal.

      Esta fábrica dedicou-se à produção de arames de aço macio, arames de aço para pré-esforço, arame zincado e redes electrossoldadas (malhasol) para armaduras de betão armado.

      Trefilagem, ou Trefilação, é o processo de fabricação de arame e barras finas de metal. É um processo industrial que acarreta na redução da secção transversal (largura) e respectivo aumento no comprimento do material. Consiste na tracção da peça através de uma matriz chamada fieira ou trefila, com forma de canal convergente.

      O processo de trefilação consiste em puxar o metal através de uma matriz, por meio de uma força de tracção a ele aplicada na saída da matriz. Geralmente a parte metálica apresenta simetria circular, embora isto não seja um requisito necessário. Existem muitas aplicações para a trefilagem como produção de fios eléctricos, arame para construção civil, cabos, clipes de papel, corda para instrumentos musicais e raios para rodas, malhasol, etc.

      O posto de transformação e a instalação da rede eléctrica completa desta unidade fabril ficou a cargo da então designada "Siemens - Companhia de Electricidade S.A.R.L." fundada em 1905 com sede na época e desde 1934 na Rua da Prata em Lisboa. Actualmente, sob a designação de "Siemans, S.A." está sediada em Alfragide desde 1989.

      A "Companhia Portuguesa de Trefilaria" foi adquirida pela "Companhia Previdente" fundada em 1862 sob a designação de "Sociedade Industrias Metálicas Previdente",, e uma das mais antigas empresas industriais de Portugal. A partir de meados dos anos 50 do século XX, a "Companhia Previdente" desenvolveu um grupo que cresceu rapidamente com a entrada em novos negócios e expandindo os que tinha além das fronteiras de Portugal. Tornou-se assim um dos grupos Portugueses mais importantes, com operações em Portugal, Espanha, Itália, Angola e Moçambique, abrangendo vários campos de actividade tais como arame de aço e seus derivados (posição dominante em Portugal), mediação imobiliária, banca e seguros (Moçambique). Em 1 de Fevereiro de 1980, foi constituída na forma de "Companhia Previdente - Sociedade de Controle de Participações Financeiras, S. A.".

      A "Companhia Portuguesa de Trefilaria, S.A." encerrou no final de 2001. No seu lugar ainda está em actividade a "Socitrel - Sociedade Industrial de Trefilaria, S.A.", situada em São Romão Coronado na Trofa, fundada em 1971 e também adquirida pela Companhia Previdente em 1989, dedicando-se ao fabrico e comercialização de arames de aço e malhas electrosoldadas (malhasol), para aplicação nas mais diversas áreas de actividade: indústria, agricultura, construção civil, etc., sendo actualmente a empresa líder no seu sector de actividade e uma das mais modernas da Europa.

    keyboard shortcuts: previous photo next photo L view in light box F favorite < scroll film strip left > scroll film strip right ? show all shortcuts