new icn messageflickr-free-ic3d pan white
A teia | by A r o l d o
Back to photostream

A teia

Sua casa é uma armadilha.

 

As Aranhas

 

As Aranhas são animais artrópodes pertencentes à ordem Araneae da classe dos aracnídeos. A ordem Araneae está dividida em três subordens: a Mygalomorphae (aranhas primitivas), a Araneomorphae (aranhas modernas) e a Mesothelae, a qual contém apenas a Família Liphistiidae, constituída de aranhas asiáticas raramente avistadas.

 

Existem cerca de 40 000 espécies de aranhas, o que a torna a segunda maior ordem dos Aracnídeos (atrá somente da ordem acari). As aranhas são um grupo particularmente populoso. Em um acre de gramado em uma colina não remexida na Inglaterra estimaram-se 2 265 000 indivíduos (BARNES e RUPPERT, 1994).

 

As aranhas distinguem-se dos insetos pelas seguintes características:

 

- têm quatro pares de pernas;

- não possuem asas ou antenas;

- seu corpo divide-se em duas partes (cefalotorax e abdómen);

- produzem uma seda ou teia.

 

O estudo das aranhas chama-se aracnologia

 

Morfologia e desenvolvimento

 

Aranha de jardim da espécie Araneus diadematus enrolando um inseto em sua teia.Aranhas possuem apenas dois segmentos corporais (ao contrário dos insetos, que possuem três): o cefalotórax, ou prosoma, (resultado do tórax fundido com a cabeça) e o abdômen chamado de opistosoma. Ambos são ligados por uma estreita haste chamada de pedúlio. O corpo das aranhas é revestido por um exoesqueleto, uma estrutura rígida formada principalmente por quinticona.

 

As aranhas possuem oito pernas (enquanto insetos possuem seis) e seus olhos são lentes únicas, em vez de lentes compostas. Elas podem ter 8, 6, 4, 2 ou mesmo nenhum olho, como no caso de algumas aranhas cavernícolas. Na cabeça têm dois pares de apêndices: as quelíceras, em forma de ferrão, formadas por quitina negra com uma ponta muito fina, e os pedipalpo (também chamados de palpos), que são utilizados para manipular alimentos. A boca fica entre os palpos. Há vários tipos de aranhas, as venenosas e aquelas que "saltam" querendo se proteger.

 

Ao contrário do que muitos pensam, as aranhas não são insetos.

 

Juntamente com os escorpiões, os carrapatos e os ácaros, as aranhas pertencem à classe Arachnida (aracnídeos), ao filo Arthropoda (artrópodes) (que inclui além dos aracnídeos, a classe dos insetos, dos crustáceos e outras) e subfilo Chelicerata (quelicerados).

 

Origem da palavra aranha: Surgiu de uma lenda grega, a tecelã Aracne desafiou a deusa Atena e como castigo foi transformada em aranha.

 

Dados interessantes;

 

- As teias de uma aranha são 5 vezes mais fortes do que o aço no mesmo diâmetro.

 

- Além disso a teia pode ainda se esticar 4 vezes mais que seu comprimento inicial.

 

- As teias resistem a água e a temperaturas até -45°C sem se romperem.

 

- A aranha poderia morrer presa em sua própria teia, mas sua pata é equipada com pêlos que não permitem que isso aconteça.

 

- Embora existam 40 000 espécies de aranhas, alguns estudiosos calculam até 100 000 espécies de aranhas.

 

- Essas 35 000 espécies são divididas em mais de 100 famílias, sendo que apenas 20 a 30 espécies são consideráveis perigosas para o homem.

 

- A maior aranha do mundo é a Theraphosa blondi e chega a medir até 20 centímetros de uma pata a outra, já a menor é a Patu digua que tem o tamanho da cabeça de um alfinete.

 

- Os filhotes aprendem a fabricar teia sozinhos.

 

- Algumas aranhas sobem em pontos altos, liberam um fio de teia e se deixam levar pelo vento. Assim elas povoam ilhas e continentes.

 

Wikipedia

2,814 views
2 faves
18 comments
Taken on January 5, 2009