new icn messageflickr-free-ic3d pan white
VII Seminário sobre Leitura e Produção no Ensino Superior | by André (Dudi) Polonis
Back to photostream

VII Seminário sobre Leitura e Produção no Ensino Superior

Projeto Gráfico do "VII Seminário sobre Leitura e Produção no Ensino Superior" (Universidade Federal de Alfenas)

 

seminariodeleitura.wordpress.com/

 

Apresentação do Evento:

 

O Seminário de Leitura e Produção no Ensino Superior propõe-se a criar um espaço para as discussões sobre a produção de conhecimento nas universidades brasileiras. Trata-se de um evento de abrangência nacional, pois possibilita o debate sobre o conhecimento produzido nas diversas áreas de conhecimento, nas diferentes regiões do país. Esta temática é indubitavelmente relevante, porque fomenta a reflexão acerca da formação de sujeitos críticos que possam atuar enquanto formadores de opinião nos diferentes setores de atuação profissional.

 

Uma formação deste caráter pressupõe modos de lidar com o conhecimento que ultrapassem a simples aquisição de um dado saber. Sendo assim, espera-se como resultado a contribuição para a efetivação de ações de ensino, pesquisa e extensão que transponham o tratamento insuficientemente reflexivo dos fenômenos da realidade observada.

 

Deste modo, a proposição deste evento é promover e fomentar os debates em torno da responsabilidade das instituições universitárias de formarem profissionais que apresentem uma postura investigativa, nas diversas áreas de conhecimento, e também formas de exercitar posicionamentos efetivamente questionadores e sinalizadores de caminhos mais sólidos de produção do conhecimento.

 

Quanto à divulgação do conhecimento produzido, é preciso discutir o seu papel no sentido de garantir não apenas a comunicação entre especialistas, mas também a própria organização das idéias produzidas no interior de uma literatura coerente (KATO, 1983). Neste evento, abre-se espaço para a discussão sobre o que pode se tomar como coerência, no sentido colocado por Kato, a fim de empenharmos a reflexão sobre suas possibilidades de consolidar-se além das restrições impostas pela repetição de determinados métodos de pesquisa e resultados já aceitos numa determinada área do conhecimento.

 

O Seminário de Leitura e Produção no Ensino Superior encontra-se na sua sétima edição. O evento ocorreu, desde 1999, no âmbito do Congresso de Leitura do Brasil – COLE, que é sediado pela Universidade Estadual de Campinas. A atual proposta é de que nos anos em que não estiver inserido na programação do COLE, que ocorre bianualmente, este evento circule por instituições universitárias localizadas em diferentes regiões do Brasil, propagando e incentivando a discussão sobre a qualidade da produção acadêmica de conhecimento.

280 views
0 faves
0 comments
Taken on August 20, 2010