Viaduto Lafit Sebba

    Newer Older

    Viaduto Lafit Sebba. Goiânia-GO. Brasil
    Foto noturna

    Três prismas de 56 metros, com estrutura tubular de aço revestida por chapas metálicas perfuradas, apontando para diferentes direções, compõem o monumento da praça Latif Sebba, novo marco urbano de Goiânia (GO).

    O local, conhecido popularmente como Praça do Ratinho, nasceu de um projeto do arquiteto goiano Marco Antônio Amaral composto pelo monumento e uma passagem de nível para melhoria de tráfego, o viaduto do Ratinho, concluídos no final de 2007.

    O monumento é uma referência aos primórdios da urbanização da cidade e suas pontas estão direcionadas para Leste, Oeste e Sul, as direções nas quais cresceu e cresce Goiânia.

    A escolha do aço possibilitou efeitos distintos, de acordo com o período do dia. Com sol, as chapas refletem a claridade. À noite, doze refletores internos iluminam os prismas, chamando ainda mais a atenção com o efeito das chapas perfuradas e com a luz de outros oito refletores externos.

    As torres, ou prismas por seu formato triangular e pontiagudo, pesam cerca de 20 toneladas e se apóiam uma na outra, em interseção, para garantir estabilidade. Cada base recebeu 18 parafusos de reforço, com uma polegada cada um.

    Referência histórica

    A referência histórica que inspirou Amaral vem do projeto urbanístico de Goiânia, desenvolvido pelo arquiteto Atílio Correia Lima (Itália, 1901 - Brasil, 1943) em 1933.

    Segundo Amaral, Lima ficou, no local onde está a praça, três marcos de madeira, que apontavam para as mesmas direções que os prismas e serviram de referência ao traçado dos bairros da cidade.

    Lima é conhecido pelo plano piloto de Goiânia, pelo plano diretor de Niterói (RJ) e pelo projeto da cidade de Volta Redonda (RJ). Como paisagista, é considerado um dos pioneiros em integrar plantas tropicais a projetos de jardins no Brasil.

    Goiânia não foi concluída seguindo à risca o projeto original de Lima. O arquiteto Armando de Godói assumiu o projeto em 1936, reelaborando diversas propostas e redefinindo a cidade, que foi inaugurada oficialmente em 1942.

    Texto de: www.flickr.com/photos/smendonza/2523407692/

    Rodrigo Kono, Web4u, and J Brasil added this photo to their favorites.

    1. Rodrigo Moreira 114 months ago | reply

      Alessandro, parabéns pela foto! Está rolando um concurso sobre fotos com o tema Festas de Fim de Ano no grupo Melhores Fotografias do Mundo. Adicione uma das fotos desta cena lá. Abraço!

    2. Rodrigo Kono 113 months ago | reply

      Perfeita essa foto.
      Parabéns!

    3. Diego Menna 87 months ago | reply

      Che belle luci!


      Excelente, Vista En: * Dame 5 Premios *
      Post 1 & Comment on the 5 next to yours.

    4. davidezartz 87 months ago | reply


      Excellent, Seen In: * Give Me 5 Awards *
      Post 1 & Comment on the 5 next to yours.

    5. picolojojo 87 months ago | reply


      Excellent, Vue Dans: * Give Me 5 Awards *
      Post 1 & Comment on the 5 next to yours.

    6. Gioser_Chivas 87 months ago | reply


      Excelente, Vista En: * Dame 5 Premios *
      Post 1 & Comment on the 5 next to yours.

    7. Gioser_Chivas 87 months ago | reply

      Oi! Sou administrador de um grupo chamado * Silver Star Award * (Post 2 & Award 3) e nós adoraríamos ter isto adicionado ao grupo!

    8. Sërch 87 months ago | reply


      Excellent, Seen In: * Give Me 5 Awards *
      Post 1 & Comment on the 5 next to yours.

    9. Mário Tomé 85 months ago | reply

      Belíssimo urbanismo e que grande click, está com uma luz perfeita ;-)
      Gosto da tua colecção de nocturnas :-)

      --
      Seen in your Fotos Noturnas set. (?)

    keyboard shortcuts: previous photo next photo L view in light box F favorite < scroll film strip left > scroll film strip right ? show all shortcuts