new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Via Sacra da Rocinha 2010 | by AF Rodrigues
Back to group

Via Sacra da Rocinha 2010

Via Sacra da Rocinha 2010. Rio de Janeiro, Brasil, América Latina.

 

Aconteceu na Sexta-feira da Paixão no dia 02 de abril, às 20h, a edição 2010 da Via Sacra da Rocinha - favela situada na Zona Sul do Rio – o espetáculo itinerante que mistura realidade e religião. Este espetáculo ocorre desde 1992, atraindo uma multidão na Semana Santa, numa caminhada de 2,5 km, na qual mais de 40 atores se misturam com o público durante a apresentação.

O evento contou a com iluminação de Marcos Ribeiro (que criou o projeto de luz para a comemoração do centenário de Carmen Miranda). O celebrado estilista Luiz de Freitas (conhecido pela grife Mr. Wonderful) assinou o figurino.

Durante três horas da Sexta-feira da Paixão, a Rocinha parou completamente para acompanhar o trajeto da Via Sacra pela comunidade, saindo do Largo do Boiadeiro e seguindo até a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. Ao todo, foram 22 cenas que se seguiram do batismo de Jesus até a sua ressurreição.

A Via Sacra, roteirizada por José M. Rodrigues e dirigida por Aurélio Mesquita, morador da comunidade, teatrólogo e diretor, reúne principalmente jovens moradores em atividades teatrais, reconhecidos como verdadeiras estrelas pelo público local, que aprova e se identifica cada vez mais com o espetáculo já que, apesar do tema religioso, a encenação tem abordagem reflexiva sobre a cultura e a vida nos dias de hoje - principalmente, sobre a realidade social do cotidiano dos moradores da Rocinha.

 

1,181 views
0 faves
11 comments
Taken on April 2, 2010