new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Igreja de São Francisco - João Pessoa - Paraíba - Brasil | by Adriano Aquino
Back to album

Igreja de São Francisco - João Pessoa - Paraíba - Brasil

A Igreja de São Francisco integra, junto com o Convento de Santo Antônio, o Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa, Paraíba. O conjunto arquitetônico de estilo barroco do século XVII é um dos mais ricos e conservados monumentos da arte barroca brasileira. A obra teve sua construção iniciada em 1589, quatro anos após a ocupação da região pelos portugueses, e foi concluída no ano de 1591 pelo Guardião Frei Antônio do Campo Maior.

 

O início da construção do convento se deu com a chegada dos Franciscanos, que inicialmente construíram no local um simples convento de taipa com 12 celas e um claustro. Em 1602, esse convento foi destruído para dar lugar a uma nova construção em pedra calcária. Cerca de 1865 o convento era um colégio de padres, e de 1990 até hoje é um museu.

 

Atualmente o claustro é a parte mais antiga da igreja, onde os azulejos das paredes laterais são do século XVII e retratam a historia de José do Egipto. As pinturas no teto do claustro retratam São Francisco.

 

O púlpito é o mais valioso do Brasil; não pela quantidade de ouro, mas sim pela quantidade de detalhes talhados. (by Wikipedia)

 

Minhas fotos à venda na Getty Images: visite www.gettyimages.com e busque por "adrianoaquino"

__________

 

Saint Francis Church and Saint Anthony Convent. Totally embellished in Baroque style, the church and the convent were built in 1589 and 1779, respectively. The highlights are the chapels of the Third Order of Saint Francis and Saint Benedict, featuring Portuguese ceramic panels and sacristy. The spaces also feature, regularly, popular art exhibitions. (by Wikipedia)

 

My photos for sale at Getty Images: go to www.gettyimages.com and search for "adrianoaquino"

13,797 views
43 faves
25 comments
Taken on August 4, 2012