new icn messageflickr-free-ic3d pan white

Welcome to São Paulo!

Ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira - São Paulo - SP

 

Foto fresquinha, feita sábado a noite na inauguração da ponte. Ia guardar a foto mais um pouquinho pra poder terminar a série de fotos do hopi hari mas não aguentei, a ponte está bonita demais.

 

A ponte possui duas pistas estaiadas em curvas independentes de 60º (uma para cada mão) que cruzam o Rio Pinheiros e suas marginais rodoviárias e férreas. No total, cada sentido da ponte tem 290 metros de comprimento. Sob o mastro em "X", que suporta os estais, se cruzam três vias em níveis diferentes: as duas pistas suspensas da ponte e a via marginal de manutenção, no nível do solo. Além disso, uma linha de transmissão elétrica percorre a margem do rio pelo subterrâneo da via de manutenção e o Córrego Água Espraida desagua no rio pinheiros passando por entre os mastros. A torre tem 138 metros de altura, o equivalente a um prédio de 46 andares. Escadas de aço internas à torre, com patamares a cada 6 metros, dão acesso ao mastro para serviços de manutenção.

 

A Ponte Octavio Frias de Oliveira é a única ponte estaiada no mundo com duas pistas em curva conectadas a um mesmo mastro. (Fonte: Wikipédia)

15,922 views
128 faves
279 comments
Taken on May 10, 2008