new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Travestimo oportunista na mitologia grega? Óleo em tela por Giovanni Antonio Pellegrini, pintor rococó de Veneza, Itália (1675 - 1741). | by Paul Beppler
Back to photostream

Travestimo oportunista na mitologia grega? Óleo em tela por Giovanni Antonio Pellegrini, pintor rococó de Veneza, Itália (1675 - 1741).

Itália (Veneza), 1675-1741

Aquiles descoberto com as Filhas de Licômedes, Século XVII

Óleo em canvas

Doação por A. W. Kinkade, 75.35

 

-- Ver a descrição da pintura em inglês em uma foto da placa do quadro no museu AQUI --

 

Quando o herói mitológico grego Aquiles tinha nove anos de idade a sua mãe, a ninfa oceânica Tétis [Minha nota de tradução: não confundir seu nome com o de sua avó, a também aquática "Tétis" que foi irmã e esposa de Oceano; em alemão padrão, no Hochdeutsch, também em inglês, e em outros idiomas europeus não existe esta confusão que sómente emerge na língua portuguesa, o que pode ser facilmente confirmado na Wikipédia], descobriu que seu filho iria morrer na Guerra de Tróia. Para mantê-lo são e salvo, ela mandou Aquiles viver na Ilha de Esquiro, ou Skyros (pron. "ci-ros", foma mais internacionalizada), e o disfarçou como filha de Licômedes. Ulisses tramou um jeito de desvendar Aquiles. Ele e seus homens visitaram Skyros pousando de mercadores, oferecendo jóias, bijuterias, e uma espada. Sem resistir, Aquiles tomou a espada revelando a sua verdadeira identidade a Ulisses, e eles juntos partiram para a batalha.

 

Pellegrini foi um dos melhores pintores da Veneza do Século XVIII. Ele viajou por toda a Europa, pintando decorações em castelos e igrejas, bem como produzindo peças menores em telas montadas em cavaletes. Juntamente com Marco Ricci (que pintou "Fuga ao Egito" que se encontra exoposta nesta mesma área do museu) ele trabalhou na Inglaterra, onde causou um profundo impacto no desenvolvimento dos gostos do Século XVIII. Pellegrini foi influenciado por Luca Giordano, cujas obras estão representadas na Galeria da Renascença/Renascimento no terceiro andar do museu.

 

A conservadoria desta pintura recebeu o apoio institucional da Samuel H. Kress Foundation, do National Endowment for the Arts, e da Bay Foundation.

1,439 views
0 faves
0 comments
Taken on December 31, 2003