new icn messageflickr-free-ic3d pan white

Modernidade em P&B...Explore #362

Exposição De Brasília à Tropicália: Utopia da Modernidade é o destaque no Museu Nacional ....

 

Uma cidade em que o moderno e o arcaico se misturam e retratam a verdadeira cultura multifacetada brasileira. Foi justamente após chegar a essa conclusão sobre Brasília que a historiadora Ana Queiroz, da Casa da Cultura da América Latina (CAL), resolveu basear sua tese de doutorado nos conceitos artísticos que fizeram parte da construção da capital - como limpeza e racionalidade - e aproximá-los do movimento Tropicalista e suas expressões de mistura e ironia.

O resultado do estudo acabou saindo dos papéis e foi transformado em uma mostra interativa que está sendo visitada desde o dia 15 de julho. No Museu da República.

Batizada como De Brasília à Tropicália: Utopia da Modernidade, a exposição tem como objetivo provocar uma reflexão a respeito da construção da cidade – com o sonho de tirar o país do subdesenvolvimento - e o movimento tropicalista, que, ao contrário, assumiu o estado subdesenvolvido do País e por vezes destacou o antigo em meio à tão idealizada modernidade. “O belo, o feio, o arcaico e o moderno acabam comungando o mesmo espaço. Fazemos uma leitura da cidade inaugurando a reflexão sobre tudo isso”, destaca a curadora da mostra Ana Queiroz.

 

UMA BELA QUINTA-FEIRA A VCS AMIGOS FLICKEIROS...

1,123 views
23 faves
68 comments
Taken on July 22, 2008