new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Joaquina | by Rodrigo_Soldon
Back to photostream

Joaquina

Joaquina é uma praia oceânica da cidade brasileira de Florianópolis, ao leste da ilha de Santa Catarina, no estado de Santa Catarina, ao sul do Brasil. Ponto procurado por surfistas e ja foi sede de alguns campeonatos mundiais de surfe. A denominação da praia é recente, aparencendo pela primeira vez em mapas a partir de 1975. Até então, era chamada de praia do Campeche. As separações atuais entre Campeche e Joaquina têm apoio apenas nos usos populares; não há nenhum acidente geográfico para apoiá-la.

 

Conta-se que o nome teria sido dado em homenagem a Dona Joaquina, moradora das praias do leste da ilha de Santa Catarina, que ensinava as outras mulheres do local a fabricar utensílio domésticos de linhas entrelaçadas, além de alimentar os pescadores que compareciam à sua casa. Segundo a lenda, ela teria sido tragada pelas ondas do mar da região. Mas é mais provável que o nome se derive de Joaquina Rosa de Oliveira Costa, filha dos 2os. Barões da Laguna, Jesuíno de Lamego Costa e Leonor Auta de Oliveira. O Barão era senador por Santa Catarina no império, e a família tinha terras na área. Joaquina Rosa casou-se com Antonio Gomes de Mattos Jr., falecido em 1893, considerado o patrono da indústria naval brasileira.

___________________

 

Joaquina est une plage de la municipalité de Florianópolis, au Brésil.

 

Située sur la côte est (côté de l'océan Atlantique) de l'île de Santa Catarina, il s'agit d'une plage de renommée nationale pour la pratique du surf. Siège de l'étape brésilienne des championnats du monde de surf, « Joaca », comme elle est surnommée, attire des surfeurs du monde entier.

5,142 views
1 fave
4 comments
Taken on March 23, 2009