new icn messageflickr-free-ic3d pan white
O mais raro anfíbio da Europa | by Armando Caldas
Back to photostream

O mais raro anfíbio da Europa

Era quase meia noite quando Robert, um jovem biólogo de 23 anos gritou "creo que tengo algo!" Depois de mais de uma hora a descer por caminhos de montanha e mais outra com os pés dentro de água num ribeiro de montanha a vasculhar o fundo com lanternas e a levantar pedras com todo o cuidado e quando a esperança já teimava em nos acompanhar, o objectivo fora alcançado: tínhamos encontrado o mais raro anfíbio da Europa, um jovem macho.

 

E agora, após 15 dias preso em casa por estar empenado das costas e obrigado por força das circunstâncias a meditar na minha vida, dou comigo a recordar esse como o grande momento da expedição que fiz a Espanha na busca de anfíbios e répteis. E dou comigo a perguntar-me o que leva 5 homens adultos a caminhar silenciosamente durante a noite pela montanha, lanterna na mão e na testa a vasculhar o fundo de um ribeiro em busca de um tritão... e para além das razões concretas que me levam a querer fotografar todos os anfíbios e répteis da Península, do interesse pela Natureza e pela sua divulgação e protecção... tenho de concluir que todos temos um ancestral instinto de caçador, fotógrafos, investigadores ou simples observadores, e que temos a necessidade de capturar e exibir troféus... um devaneio, apenas.

 

A população adulta do tritão-de-Montseny está calculada em 1000 a 1500 indivíduos adultos em El Montseny Natural Park, Barcelona, em 7 linhas de água de montanha situadas entre os 700 e os 1200 m de altitude. A sua população decresceu 15% nos últimos dez anos sendo a maior ameaça à sua sobrevivência a secagem das linhas de água... porque a água é extraída e engarrafada para ser vendida por toda a Espanha e Europa... O IUCN classifica-o na sua lista vermelha como "critically endangered", sendo a classificação seguinte "extinct in the wild".

 

O tritão de Montseny tanto quanto se sabe leva uma vida aquática tanto na forma larvar como em adulto... pelo que poderá apenas conquistar novos espaços deslocando-se através dos ribeiros de montanha que habita.

 

Nesta foto o tritão está parcialmente fora de água... uma situação menos improvável na Natureza, mas que permite melhor visualizar o animal. Em baixo o mesmo exemplar dentro de água. Dedico-a a todos os caçadores de raridades, seja qual for a razão que os motiva desde que o resultado final seja um alerta para a necessidade de proteger a Natureza. Em particular aos meus "compañeiros" nesta expedição: Robert Manzano Rubio , Daniel Fernandez Guiberteau , Rafael Vazquez Graña e um outro que esqueci o nome. :-P

 

Tritón del Montseny, macho / Montseny brook newt, male (Calotriton arnoldi)

Expedición Herpetos, El Montseny Natural Park, Barcelona, Espanha. (05/07/12)

1,773 views
11 faves
15 comments
Taken on July 5, 2012