flickr-free-ic3d pan white

Marquês do Pombal

English

en.wikipedia.org/wiki/Marquis_of_Pombal_Square

 

The Marquis of Pombal Square (Portuguese: Praça do Marquês de Pombal) is an important roundabout in the city of Lisbon, Portugal. It is located between the Avenida da Liberdade (Liberty Avenue) and the Eduardo VII Park.

 

The square is the radiating point for various important avenues: Liberdade, Duque de Loulé and Fontes Pereira de Melo, as well as the streets Braamcamp and Joaquim António de Aguiar.

 

Its name is a reference to Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquis of Pombal, the mighty prime-minister who ruled Portugal from 1750 to 1777. In the middle of the roundabout there is a large column dedicated to him, built between 1917 and 1934 and created by Adães Bermudes, António Couto and Francisco Santos. A bronze statue of the Marquis is on the top, with a lion - symbol of power - by his side. The Marquis is shown looking towards the Baixa Pombalina, the area of Lisbon that was rebuilt under his direction after the disastrous 1755 Lisbon Earthquake.

 

Português

pt.wikipedia.org/wiki/Pra%c3%a7a_do_Marqu%c3%aas_de_Pomba...

 

A Praça Marquês de Pombal situa-se entre a Avenida da Liberdade e o Parque Eduardo VII. No centro ergue-se o monumento a Marquês de Pombal, inaugurado em 1934.

 

O despótico estadista, que conduziu o país para a Era do Iluminismo, governou entre 1750-77. A sua imagem, está no alto da coluna, com a mão pousada num leão (símbolo de poder), com os olhos virados para a Baixa.

 

Na base do monumento, as imagens alegóricas representam as reformas políticas, educacionais e agrícolas que efectuou. As figuras de pé representam a Universidade de Coimbra, onde criou uma nova Faculdade de Ciências. As pedras partidas na base do monumento e as ondas representam a destruição causada pelo Terramoto de 1755. As esculturas e inscrições no pedestal que relatam as proezas de Pombal podem ser vistas seguindo a passagem subterrânea para o centro da praça. A calçada em volta da rotunda está decorada com as armas de Lisboa.

 

Outrora chamada de Rotunda, foi aqui que tiveram lugar os acontecimentos decisivos que levaram à Proclamação da República Portuguesa em 5 de Outubro de 1910.

 

A praça é um importante nó da rede do metropolitano de Lisboa, com o cruzamento das linhas azul e amarela. Sob a praça passa ainda o Túnel do Marquês, extenso túnel rodoviário que liga o eixo da Avenida Fontes Pereira de Melo com a auto-estrada A5 e que se destina a servir os automobilistas dos concelhos a oeste de Lisboa.

  

456 views
1 fave
3 comments
Taken on September 17, 2012