new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Sulpture at the Mother's Garden -  José de Oliveira Ferreira (1883-1942) | by pedrosimoes7
Back to photostream

Sulpture at the Mother's Garden - José de Oliveira Ferreira (1883-1942)

Viseu, Portugal

 

BIOGRAPHY

 

José de Oliveira Ferreira nasceu na freguesia de São Nicolau, concelho do Porto, a 8 de janeiro de 1883.

 

Em 1888 a sua família instala-se na Quinta da Beleza, em Vila Nova de Gaia, quinta esta localizada nas proximidades do atelier do escultor António Teixeira Lopes, que viria a ser mestre de José de Oliveira Ferreira.

 

Após a conclusão dos estudos na Escola de Desenho Industrial Passos Manuel, em Vila Nova de Gaia, ingressa, em 1898, Escola de Belas Artes do Porto.

 

A passagem pela Escola de Belas Artes do Porto é marcada pelos prémios e menções que obtém em resultado dos seus trabalhos, assim como as altas classificações.

 

Em 1905 conclui o curso de Escultura com a prova Uma mulher desfalecida num banco público, segurando duas crianças ao colo, conseguindo mesmo a classificação máxima.

 

Após a conclusão do curso, concorre em 1907 a uma pensão do Estado no estrangeiro com a obra A prisão do mendigo, que ganhou tendo ido para Paris.

 

Nessa cidade teve oportunidade de estudar com os artistas Mercier, Seice e Poularin e confraternizou com artistas nacionais como Costa Mota, Simões de Almeida, Francisco Santos e João da Silva. Teve ainda oportunidade de expor os seus trabalhos no Salon tendo mesmo uma das suas obras - o busto Sorriso - sido premiada.

 

Em 1909, juntamente com o seu irmão o arquiteto Francisco de Oliveira Ferreira, vence o concurso para o Monumento à Guerra Peninsular, em Lisboa, com a obra Aspirantes portugueses. Este trabalho obriga-o a abandonar a bolsa de estudo e a regressar a Portugal tendo-se instalado em Vila Nova de Gaia, mais exatamente na sua oficina-casa em Miramar.

 

Neste seu regresso a casa vem acompanhado de uma jovem modelo francesa.

 

Para além da escultura, José Carneiro da Silva dedicou-se ao ensino tendo lecionado na Escola Industrial Faria Guimarães e em 1916 ocupou temporariamente o lugar do mestre Teixeira Lopes na Escola de Belas Artes do Porto.

 

Foi ainda membro do Conselho de Arte e Arqueologia do Norte do País.

 

Faleceu em Miramar a 3 de outubro de 1942.

 

SOURCE: pt.wikipedia.org/wiki/José_de_Oliveira_Ferreira

1,468 views
28 faves
4 comments
Taken on June 21, 2006