new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Rolinha-Picuí (Columbina picui) | by okbmarcus
Back to photostream

Rolinha-Picuí (Columbina picui)

Também conhecida como Rolinha-Branca ou Pajeú.

 

"No nordeste, a plumagem é toda branca, vindo daí um dos nomes comuns. No Pantanal, domina um tom pardo-amarronzado. Na asa, a listra escura (iridescente, sob ótimas condições de luz) é característica. Ao voar, destaca-se a grande área branca da asa e outra área branca na cauda. Ao levantar vôo, tais áreas brancas podem confundi-la com a Fogo-apagou. Íris arroxeada, com uma fina listra escura até o bico.

 

Vive em casais ou pequenos grupos, algumas vezes misturando-se às outras rolinhas. Ocupa ambientes abertos do centro da RPPN e, na baixa das águas, é vista nas praias do rio Cuiabá. Acostuma-se com a presença humana e beneficia-se de plantios de grãos, aumentando sua presença nas áreas de cultivo. Também usa as estradas de terra, onde alimentam-se dos grãos dos capins das margens. Freqüente nos comedores do hotel em Porto Cercado.

 

No período reprodutivo, constrói a pequena plataforma de galhos mal ajambrados característica da família. Os machos cantam intensamente e o som produzido é origem do seu segundo nome comum, também originário do nordeste. Dois ovos são postos, chocados pelo casal, que alimenta os filhotes até depois de sua saída do ninho."

 

Texto retirado do site:

 

www.avespantanal.com.br

 

Fotografia feita com uma compacta digital em Caetité - BA.

2,800 views
0 faves
2 comments
Taken on August 24, 2007