new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Semana da Consciência Negra 2010 | by Prefeitura de Olinda
Back to photostream

Semana da Consciência Negra 2010

A prefeitura de Olinda promoveu no dia 20 de novembro a Marcha da Consciência Negra, que percorreu a Estrada do Bonsucesso, Largo do Amparo, Rua do Amparo, 4 Cantos, Rua Bernardo Vieira de Melo, Rua de São Bento, 27 de Janeiro, Avenida Liberdade e Parque do Carmo. O final do percurso foi no Parque do Carmo, onde aconteceu um Ato Público pelo cumprimento do Estatuto da Igualdade Racial, o qual envolveu autoridades, personalidades e lideranças políticas.

 

Lá também aconteceu durante dois dias o Festival Gastronômico e a Feira Social que reuniu em um único espaço o artesanato da Rede de Mulheres Produtoras e a gastronomia afro. Foram vendidos pratos típicos oferecidos nos templos de Candomblé a preços populares.

 

Já no domingo dia 21 de novembro aconteceu o um cortejo de afoxés que percorreu as ladeiras da Cidade Alta. Participaram os grupos Filhos de Gandhy (Bahia), Omô Nilé Ogunjá e Alafin Oyó (Pernambuco), os quais seguiram pelas ladeiras da cidade patrimônio cultural da humanidade.

 

Na segunda-feira (22) aconteceu um Seminário Encontro das Forças que fechou as comemorações da Semana da Consciência Negra. A proposta foi discutir sobre as funções dos afoxés como agentes de transformação social, promotor da cidadania e valorização e preservação da cultura afro-brasileira.

 

Foto: Ádria de Souza/Pref.Olinda

www.olinda.pe.gov.br

1,170 views
0 faves
0 comments
Taken on November 20, 2010