new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Basset Hound - Apolo | by Denilson Novaes
Back to photostream

Basset Hound - Apolo

O basset hound é o mais famoso entre todos os cães bassets, muitas vezes é chamado apenas de “basset” apesar deste nome se referir a qualquer raça de cão que tenha pernas curtas em relação ao seu tipo (basset = baixinho, baixote). O basset hound é também o mais pesado dos bassets. Esta raça foi desenvolvida na França a partir do século XVII através de cruzamentos selecionados entre várias raças de bassets franceses como o basset artesiano normando, o basset de artois e o basset de ardenas, posteriormente a raça foi aperfeiçoada na Inglaterra com a realização de novos acasalamentos com outras raças como o bloodhound e o beagle. Contudo o padrão da raça só foi fixado em 1800 quando os criadores Lane e Le Coulteux na França conseguigaram uma linha de sangue pura e de características homogêneas.

  

Basset hound 2Esta raça, famosa por suas londas orelhas caídas e “carinha triste”, tornou-se muito popular como cão de companhia apenas depois da década de 70, antes disto era predominantemente um cão de caça especialista em animais de pêlo como a raposa e a lebre, muito apreciado pelos caçadores por seu olfato excepcional e grande persistência. Cães desta raça também têm um latido forte, melodioso e sonoro, usado para se comunicar com o caçador durante a caçada.

  

Este cachorro é calmo e afetuoso, muito amigável e nunca deve ser agressivo, esta é uma raça bastante procurada para ser um companheiro para a família. Seu comportamento teimoso e determinado é famoso, esta é uma raça persistente e obstinada, o que exige muita paciência do dono (71ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren). Bassets hounds são bons cães de matilha, e convivem bem com outros cães, mas como são caçadores podem não se dar muito bem com outros animais de estimação como ferrets, chinchilas ou coelhos.

  

Como é um cão tranquilo, o basset hound pode viver bem em apartamentos desde que seja levado para passear diariamente. Mesmo que sua aparência não seja a de um cão atlético, o exercício diário é muito importante para o basset hound, se deixado na inatividade, ou com alimentação inadequanda, este cão pode desenvolver problemas de sobrepeso e até de obesidade. O excesso de peso pode ocasionar diversos problemas de saúde mas em cães de coluna comprida é ainda mais grave pois sobrecarrega a coluna podendo causar traumas nas vértebras. Estes cães não gostam do calor excessivo e devem ter sempre sombra e água fresca a sua disposição. O pêlo deve ser escovado regularmente para a retirada de pêlos mortos, Além disto o dono deve cuidar da higiene das orelhas para evitar problemas de otite. Esta raça pode apresentar incidência de torção gástrica e entrópio, problemas que podem ser evitados com a boa escolha do filhote e dos pais da ninhada.

seucachorro.com

6,461 views
5 faves
5 comments
Taken on April 15, 2011