new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Pelourinho de Mondim de Cima - Portugal | by Portuguese_eyes
Back to photostream

Pelourinho de Mondim de Cima - Portugal

Mondim de Cima era a sede do antigo concelho de Mondim da Beira, feudo do Convento de São João de Tarouca desde a alta Idade Média, e cujo estatuto municipal se havia firmado ao longo do tempo. O foral de Mondim da Beira foi finamente outorgado por D. Manuel, em 1517. O concelho foi extinto em 1896, e integrado em Tarouca, do qual Mondim da Beira é freguesia, e Mondim de Cima é lugar. Conserva ainda um antigo pelourinho, levantado num pequeno largo da aldeia.

O pelourinho assenta numa plataforma de quatro degraus quadrangulares, de aresta, o térreo quase totalmente embebido no pavimento de empedrado, encimados por um grande bloco cúbico. A coluna é composta por fuste quadrangular na base e no topo, e com esquinas chafradas na maior parte da sua altura, tomando a secção octogonal. É encimado por capitel quadrangular, formado por molduras crescentes de perfil contracurvado e de perfil liso, alternadas. Numa das faces está parcialmente embutido um escudo de armas nacional, portando apenas as cinco quinas. Este bloco é rematado por uma peça sensivelmente cúbica, com colunelos cantonais rematados por esferas lisas, e faces rebaixadas, sendo cada uma decorada com uma carranca de boas dimensões, no topo e ao centro. As carrancas representam rostos imberbes, de traços esquemáticos. O remate toma a forma genérica de um castelo, terminando em calote esférica. Numa das faces, e por baixo da máscara, está incisa a data de 1760 ou 1790 (Mário Guedes REAL, 1976).

A data indicada dificilmente respeitaria à factura do monumento, de tipologia arcaizante, que se poderia incluir numa particular declinação do estilo manuelino. Indica talvez um restauro do pelourinho, ou mesmo a sua reconstrução.

Sílvia Leite

www.igespar.pt/en/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimo...

 

See where this picture was taken. [?]

1,009 views
0 faves
0 comments
Taken on August 3, 2008