new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Museu de Arte Sacra - Viseu - Portugal 🇵🇹 | by Portuguese_eyes
Back to photostream

Museu de Arte Sacra - Viseu - Portugal 🇵🇹

Integrado na Catedral, o espaço de exposição do Tesouro localiza-se no segundo piso, compreende o coro-alto e três salas situadas numa das alas do Claustro Superior, entre as quais a Sala do Cabido e duas salas com elementos arquitetónicos do período medieval. A estas áreas de exposição associam-se mais dois espaços, particularmente interessantes do ponto de vista arquitetónico, mas também por constituírem miradouros, a partir dos quais se pode fruir de uma vista panorâmica sobre a cidade de Viseu em diferentes perspectivas, numa abrangência urbana e natural. Dependendo da hora do dia e das condições atmosféricas estes dois locais convidam a parar, a estar e a observar o encanto e a beleza da cidade.

 

O discurso expositivo foi pensado numa perspectiva de comunicação da mensagem que cada objeto encerra, tanto pela sua iconografia e forma, como pelo enquadramento e função no contexto do espaço da Catedral e/ou da funcionalidade nas celebrações. As temáticas propostas para cada núcleo de peças orientam o visitante na leitura e compreensão do significado e relações das peças expostas, concretamente: O amor não se explica, Maria Sim, Louvar a Deus… com a música, Semana Santa, Serviço e missão, Testemunhar … Dar a vida, Celebrar o Amor de Deus.

 

Este equipamento enquadra peças de particular valor artístico, de diversas tipologias e períodos que vão desde o século XII até ao século XX. A importância de alguns dos objetos artísticos expostos justificou que já tivessem sido solicitados para integrar exposições em Londres, Nova Iorque, Sevilha, Madrid, Silos, Bruxelas, Lisboa, Porto, etc. A coleção exposta, não obstante seja constituída por peças de arte sacra, não constitui objeto de interesse apenas para a comunidade católica. O valor artístico das peças, a sua importância no quadro das técnicas artísticas e da evolução das formas estéticas, imputam a este Museu absoluta relevância no panorama das instituições culturais da Região Centro.

 

Associado ao Museu, encontra-se um espaço de acolhimento, localizado no lugar do antigo baptistério; à entrada da Catedral, no alinhamento da torre esquerda. Um espaço de relevância artística devido aos painéis de azulejos barrocos, do século XVIII, onde são proporcionadas informações sobre a Catedral, horários, celebrações, marcação de visitas orientadas à Catedral e ao Museu, venda de ingressos para o Museu, etc. mas também onde podem ser adquiridos objetos de conceito religioso, bem como outros, com a identidade da Catedral e/ou do Museu e as edições da Diocese, nomeadamente catálogos das exposições e a História da Diocese. diocesedeviseu.pt/museu-da-arte-sacra/

297 views
1 fave
0 comments
Taken on April 8, 2020