new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Igreja Paroquial de Pinheiros - Portugal 🇵🇹 | by Portuguese_eyes
Back to photostream

Igreja Paroquial de Pinheiros - Portugal 🇵🇹

A Igreja Paroquial sofreu uma intervenção de fundo, no século XVIII (1719), sobre outra edificação já existente. O altar-mor é também deste século XVIII, em talha dourada da Renascença. O tecto da capela mor é formado por 20 caixotões. Tem duas torres sineiras. A imagem de Santa Eufémia, muito antiga, tem cerca de 80 cm de altura.

 

Em 2003, sofreu obras de restauro e conservação, com intervenção na estrutura, reforçada, com novo telhado, novo tecto, alargamento da Igreja com uma capela lateral, onde se encontra o baptistério e a imagem de Santa Bábara, e que anteriormente era espaço de arrumação e de passagem para a sacristia.

 

Imagens à veneração: no altar-mo encontramos Nossa senhora do Rosário, do lado esquerdo de quem entra, e São José, do outro lado. Nos altares laterais do transepto, Santa Eufémia, do lado esquerdo e o Sagrado Coração de Jesus. Nas peanhas individuais, na parede do lado esquerdo, Nossa Senhora de Fátima, e do lado direito, Santo António e São Sebastião. no Baptistério, a imagem de Santa Bárbara, a imagem do Menino Jesus, uma imagem miniatura de Nossa Senhora, e dois Anjos (Querubins). A rematar o arco cruzeiro, a imagem de São Miguel.

 

No altar-mor, encontra-se duas pinturas murais, sobre a paixão de Jesus. www.tbcparoquia.com/espaco-pastoral/paroquia-de-santa-euf...

 

395 views
2 faves
1 comment
Taken on August 22, 2017