new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Igreja Paroquial de Freixinho - Portugal | by Portuguese_eyes
Back to photostream

Igreja Paroquial de Freixinho - Portugal

A povoação de Freixinho tem origens muito remotas, que recuam, pelo menos, até ao século XII. A sua igreja paroquial, dedicada a São Miguel, é uma construção já do século XVI. A mais antiga sepultura que se conhece remonta a 1547. É de Pedro Gonçalves, que pertencia à família Amado, e encontra-se numa das capela colaterais.

A fachada principal, delimitada por pilastras encimadas por pináculos, termina em empena e é marcada pela abertura do portal, de verga recta, encimado por cornija, nicho e janela. Do lado esquerdo, mas num plano ligeiramente recuado, ergue-se a pesada torre sineira, pouco mais elevada que a igreja, coroada por pináculos semelhantes aos que se encontram em todos os cunhais do templo. Os alçados laterais deixam adivinhar o espaço interno pelas diferenças de volumes entre a nave e a capela-mor, mais baixa e estreita, destacando-se ainda outros volumes correspondentes às capelas.

O interior, objecto de uma campanha decorativa de época barroca que, em todo o caso revela alguma contenção, contrasta fortemente com a depuração do exterior. Na nave, a capela de Nossa Senhora da Conceição deve-se à família Cunha, exibindo o seu brasão, em conjunto com o dos Soutos, família à qual se ligou. A capela de São José, instituída por José de Almeida exibe o brasão desta família na cobertura de madeira. O arco triunfal encontra-se totalmente revestido por talha dourada de estilo nacional (com nichos laterais enquadrados por colunas que se prolongam em arquivoltas interrompidas por aduelas), como se de um amplo retábulo se tratasse, enquadrando, ao fundo, o retábulo-mor.

(RC) v

 

213 views
0 faves
0 comments
Taken on September 24, 2016