new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Convento de Nossa Senhora da Oliva - Tojal - Portugal | by Portuguese_eyes
Back to photostream

Convento de Nossa Senhora da Oliva - Tojal - Portugal

Capela da Nossa Senhora da Oliva no Tojal, concelho de Sátão, de estilo maneirista tem no seu interior o seu principal ponto de interesse vai sobretudo para a Capela-mor, em que o tecto é ornado com caixotões policromados e o altar é revestido de talha dourada.

Desiganada antigamente como Convento de Nossa Senhora da Oliva foi fundado em 1633 por Feliciano de Oliva e Sousa, um dos mais destacados habitantes locais dos finais do século XVI, doutorado em Cânones na Universidade de Coimbra e vigário geral de Elvas e Braga. Destinado a albergar uma comunidade dominicana feminina, o edifício conventual foi termina em 1640, data em que foi sagrado.

 

Vinte anos depois da extinção das ordens religiosas, o convento foi vendido a particulares, e a igreja foi entregue à população local, entrando em progressiva degradação. No entanto em 1968 a paróquia de Sátão conseguiu que a empresa "Oliva" patrocinasse o restauro integral do templo, tanto ao nível da estrutura como do programa decorativo, tornando-se esta na "primeira empresa comercial, dentro do nosso país, a assumir o mecenato artístico em favor do restauro dum imóvel. portugal.rotasturisticas.com/visit.php?q1=Yes&regid=-948

 

646 views
0 faves
0 comments
Taken on December 30, 2011