new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Solar da Quinta de Santo António - Fornos de Maceira Dão - Portugal | by Portuguese_eyes
Back to photostream

Solar da Quinta de Santo António - Fornos de Maceira Dão - Portugal

Considerada uma das «mais antigas casas solarengas» do concelho de Mangualde (CARDOSO, 1995), o solar da Quinta de Santo António terá sido edificado no início do século XVI, conforme atestam os elementos decorativos mais antigos, registando-se transformações na estrutura da casa ao longo das centúrias seguintes.

O primeiro proprietário da Quinta de Santo António a ser referenciado na documentação é Leadro de Faria Cardoso, que habitou o solar nos finais do século XVII. No entanto, da construção primitiva, iniciada quase duzentos anos antes, e do seu encomendante, nada se sabe.

O mais antigo corpo do edifício, com escadaria de acesso na fachada principal, apresenta janelas com decoração de inspiração manuelina, nomeadamente uma janela de canto assente sobre pilastra decorada com boleados, que forma uma pequena varanda com conversadeiras.

Adossada a este corpo primitivo está a capela de Santo António, edificada em 1736, cuja fachada apresenta um curioso e tardio programa de gosto clássico com reminiscências maneiristas, cujo portal inserido em alfiz é encimado pelo brasão dos Cardoso Faria. No interior, de nave única, destacam-se o programa decorativo de talha dourada barroca, nomeadamente o retábulo e as ombreiras das portas, e o conjunto de imaginária dourada e policromada.

Este eclético conjunto é prolongado por um corpo de planta em L, construído no século XIX, com intervenções na centúria seguinte, de que destaca a curiosa torre de relógio.

Catarina Oliveira

DIDA/IGESPAR,I.P./ Junho de 2008 www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimo...

 

See where this picture was taken. [?]

1,080 views
0 faves
0 comments
Taken on October 6, 2013