Jongo na Cinelândia
Fundado no fim da década de 60, grupo Jongo da Serrinha tem como objetivo promover a preservação e a memória do jongo. Sua sede, localizada no Morro da Serrinha (Madureira, Rio de Janeiro, Zona Norte), atende gratuitamente cerca de 400 crianças com ações sociais e culturais de arte e educação.

O jongo (ou caxambu) é uma dança de origem africana, que foi trazida no sudeste do Brasil por escravos. Mais que um divertimento, ele é uma manifestação religiosa e de tradição ancestral, uma linguagem própria, praticada em roda ao som de tambores.

No dia 3 de janeiro, a Casa Jongo da Serrinha teve que encerrar suas atividades por falta de recursos financeiros: uma situação devida principalmente aos cortes dados no orçamento da cultura por Marcelo Crivella e que traduz um pouco do seu evidente desprezo pelo patrimônio imaterial afro-brasileiro.

Uma semana depois do fechamento da casa, centenas de pessoas e mais de 15 grupos de cultura popular se reuniram em frente à Câmara dos Vereadores, e fizeram uma roda de jongo em defesa e apoio ao Jongo da Serrinha.

#JongoResiste
jongodaserrinha.org
29 photos · 8 views