Seminário 50 anos da EFA de Olivânia
Mais que celebrar os 50 anos da relação Pedagogia da Alternância no Brasil & Escola Família Agrícola de Olivânia, o seminário que ocorreu na EFA-O no dia 27 de novembro foi uma oportunidade singular, no que se refere a uma reflexão dos desafios e perspectivas da P.A como um projeto consolidado de Educação emancipadora.
Neste dia tivemos o prazer de contar com a presença de João Martins, Ronald Mansur e Janinha Gerke para elucidar os caminhos percorridos pela P.A até o presente momento e vislumbrar os que ainda estão por vir. Também contamos com as falas dos Ex -Alunos da EFA-O Andre Luiz Favero, Vanesca Dias e da Ex - Monitora Wilcemar para relatar a experiência de docente e docência na relação Pedagogia da Alternância & Escola Família Agrícola de Olivânia. A presença da parte administrativa do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo, na figura de Idalgizo José Monequi e Darci Schaefer, da Secretaria de Educação de Anchieta, na figura de Carlos Ricardo, da Secretaria de Agricultura e Prefeitura de Anchieta, na figura de Geovani Meriguete, do INCAPER, na figura do Cleber Guerra, da FETAES, na figura de Reginaldo Armelau, da Gerencia de Educação do Campo, Indígena e Quilombola, na figura da Valquíria Santos Silva, e Secretaria de Agricultura do Estado, na figura de Paulo Foletto, todas essas presenças serviram de confirmação da relevância que o tema do seminário tem para o meio agrícola e educacional.
Durante o evento foi assinado o termo de colaboração entre a Prefeitura Municipal de Anchieta, por meio da Secretaria de Agricultura, e a Escola Família Agrícola de Olivânia para a construção de uma casa de vegetação, produção de 20 mil mudas para disponibilizar para os agricultores do município, além da formação de 2 hectares de área de proteção permanente nas margens do Rio Corindiba no terreno da EFA-O, Recuperação de 5 nascentes e um curso de capacitação para produtores na área de reprodução de mudas. Também ocorreu pela Secretaria de Agricultura do Estado a entrega de um veiculo para o MEPES, para auxiliar nas atividades da instituição.
Gostaríamos de agradecer imensamente a todos que se dedicaram para tornar possível esse momento, desde os alunos, funcionários, Monitores, Pedagógico e Administrativo da EFA-O.
Que venham mais 50 anos.
Fotos: Romulo Wathers
58 photos · 4 views